sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº565 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


ESTÁ CHEGANDO O DIA...
                       A alegria do Gorinha no primeiro encontro jamais será esquecida

Teremos uma festa em Ubá nos dias 7 e 8 de setembro, onde homenagearemos o eterno e saudoso amigo Gorinha Brandão, dando a uma Comenda, o seu nome.
Esse ano, entregaremos a Comenda Gorinha Brandão a D. Mírian e Conrado, mãe e filho do Gorinha e, também as quatro responsáveis pela realização do sonho maior do Gorinha que era reunir, ao menos uma vez ao ano, contemporâneos e amigos, Miúcha Trajano, Du Defelippe, Ecila e Norminha. Entretanto, o sucesso foi tão grande que, não serão nesse encontro só os amigos do Gorinha mas, Ubaenses e amigos de Ubá. 
Estendemos esse privilégio a todos que direta ou indiretamente convivem com Ubá.


Nossa programação é a seguinte:


- 07 de setembro, sexta-feira, feriado, Pesão reservou o camarote na parte nova para que confraternizemos com quem chegar e quiser já antecipar os abraços. Despesas individuais.
- 08 de setembro, sábado, à partir de 12hs, OFICALMENTE abriremos o ENCONTRO DE UBAENSES E AMIGOS DE UBÁ, onde faremos a entrega da Comenda Gorinha Brandão conforme dissemos acima e, sob a animação do Lenício e convidados, Thiago Couto e banda, nos encontraremos e brindaremos a oportunidade de rever amigos que residem em todos os cantos desse Brasilzão e fora.

Anteriormente, pensávamos em não cobrar nada mas, as despesas com os músicos pede que demos uma contribuição de R$ 10,00 por pessoa. Barato demais pra tanto prazer.

Na entrada, será entregue uma comanda de consumo para cada um presente, juntamente com a pulseira que nos dará livre acesso.

Organização: Cecé Defelippe


Elza Marcatto



Em dia com a notícia


RECORDANDO...
                                             Discurso da Miss Ubá(1971)  Cláudia Stoduto
          Na fotos os saudosos e inesquecíveis ubaenses Tarcísio Fróes e Kanif de Kanif 



Andréa M.Vieira Occhi


Faça seu estilo

O LUXO DO BRILHO


                    ESPAÇO ABERTO

___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________
CONTINUAÇÃO:DOCUMENTÁRIO BERNARDO COLLARES
Resenha:

No início os movimentos eram pessoais, mas as expedições pelos desaparecidos fazem com que estas se transformem em causas.

Primeira Causa :
A busca de uma mãe, Heliane Collares,  pelo corpo do filho, Bernardo Collares, montanhista brasileiro desaparecido na montanha Fitz Roy em El Chaltén, na Patagônia Argentina.
Acompanhamos a saga desta mãe em busca do corpo do filho, os problemas desta ação, a morbidez que rege o montanhismo com relação aos mortos nas montanhas  e o acompanhamento dos familiares na terceira viagem que estes fazem  ao país vizinho com o objetivo de encontrar e trazer o corpo de volta ao Brasil.
Na força de Heliane, reconhecemos o porquê o filho era unanimidade em seu meio, de onde tirava a força e caráter que sempre demonstrou, sendo exemplo para seus companheiros e criando, com seu desaparecimento, oportunidades para que os costumes do montanhismo sejam repensados.
 - Heliane Collares: “(…)Em fevereiro soubemos que o platô onde você foi deixado vivo e deveria ser encontrado morto, está vazio. Como vazio e desorientado ficou meu coração que, com esse sumiço, sentiu a 2ª morte do mesmo filho !!! ” (…)

Segunda Causa :
Numa busca solitária, o borracheiro Osvanor Cardinot, de 54 anos, não desiste de localizar o corpo da neta Laís, de um ano e sete meses, desaparecida no Condomínio do Lago, em Nova Friburgo, na tragédia de 2011 na Região Serrana Fluminense.
Até hoje, ele percorre com um cajado o terreno coberto por cerca de cinco metros de lama e mato e, ainda, reclama do trabalho das equipes de resgate.
Osvanor viu quando a menina se soltou dos braços da mãe dela, enquanto os três e outros quatro membros da famílias tentavam se salvar no escuro em meio a três avalanches que soterraram mais da metade do condomínio.
O avô continua a procura do corpo da neta sem desistir, mostraremos a realidade da Região Serrana hoje e quantos realmente são os corpos desaparecidos.
Osvanor Cardinot:  “Quando estava sendo socorrido, avisei para não meterem as máquinas porque o corpinho dela estava por cima da terra, mas embaixo d’água. Mas meteram as conchas e quebraram tudo. Não tiveram sensibilidade. Não pensaram. Uma criança de um ano e sete meses vai virar o quê, né?”










Terceira Causa :










Yara Xavier Pereira perdeu dois irmãos e o primeiro marido durante o regime militar.
Depois de muita procura e exposição de sua figura diante de um assunto tão perigoso na época, Yara localizou os corpos dos três por acaso no cemitério de Perus, em São Paulo, ao descobrir com um coveiro antigo que havia vários sepultados com nomes falsos no local.
Comparando a lista do cemitério com os codinomes que os militantes usavam no movimento, descobriu seus parentes e os de várias outras famílias.
Porém, mesmo tendo sepultado seus familiares, Yara continua lutando pelas mães que, 30 anos depois, ainda não conseguiram localizar os restos mortais de seus filhos.

Yara ressalta que a luta dos familiares de desaparecidos políticos no Brasil sempre foi pelo esclarecimento das mortes.
 Yara Xavier: “Nossa luta é conjunta e estamos correndo contra o relógio biológico: as mães dos desaparecidos são idosas, têm entre 70 e 85 anos e muitas já morreram(…)” 







quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº564 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


JOVEM EMPREENDEDOR

Henrique Pistilli de Oliveira 

Henrique é filho da ubaense Lúcia Léa Damiano Pistilli Oliveira e de Henrique Martins de Oliveira, neto de Dante Pistilli e Déa Damiano Pistilli.

Pistilli é fundador da IOU e consultor pelo Instituto EcoSocial desde 2003. Apaixonado pela água desde pequeno, busca um estilo de vida que harmonize esporte, viagem, consultoria, empreendedorismo e família. Atleta de bodysurf (surf de corpo), com ritmo de treino periódico no Hawaii, Fernando de Noronha e Indonésia, além de polo aquático, canoagem havaiana e mergulho. Possui 12 anos de experiência como consultor facilitador, atuando no desenho e condução de processos para mudança de cultura, desenvolvimento de lideranças, design de negócios, autoconhecimento e planejamento de vida para empreendedores inovadores e organizações de diversos portes e setores, como Artemisia Negócios Sociais, Instituto Inovação, The Hub, Instituto Geração, Fundação O Boticário, Santander, Tractebel, FunDive e empresas familiares. Docente no MBA gestão de negócios sócioambientais do Instituto Ipê, Artemisia e CEATS. Administrador de empresas pela UFRJ. Tem formação de líderes facilitadores e aprofundamento para consultores da Adigo. Formação em antroposofia e parcial em terapia artística. Atualmente cursando formação de observação goetheanística com Allan Kaplan. Participou ativamente da AIESEC e da fundação do Programa Germinar. Fundador da escola de bodysurf Kaha Nalu para jovens de baixa renda.
Conheça seu trabalho: ACESSE O SITE     www.ioulife.com.br 

O QUE É A IOU
UMA EMPRESA SOCIAL EM FORMA DE REDE 
Conectamos pessoas e organizações que estão construindo uma relação harmônica com a vida e o trabalho. 
O mais importante para nós é capacitar indivíduos e organizações que estão abertos a aprender, desvendar e recriar a si próprios, visando praticar estilos de vida  e  negócios inovadores.
Realizamos encontros prazerosos com diversidade de gerações. 
Somos facilitadores de diversos caminhos de desenvolvimento, através de consultoria empresarial, workshops, programas, viagens e projetos empreendedores.

EM 1º DE SETEMBRO HAVERÁ CURSO EM SÃO PAULO.



Elza Marcatto



Em dia com a notícia


SAUDADE DOS CARNAVAIS
    Fernanda Carneiro Silveira, João Batista Machado, Mª Célia S. Rodrigues (Cecé)                                    



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo

SAIA LONGA
                             A saia longa incorpora a tendência que será o hit neste verão                     ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________
CONTINUAÇÃO: DOCUMENTÁRIO BERNARDO COLLARES

O desfecho da história de vida de Bernardo incomoda? Incomoda e muito! E eu ainda estou descobrindo o porquê…
Uma das fases do documentário será em El Chaltén, mas particularmente no Fitz Roy.


Por incrível que pareça, mesmo com o grau de dificuldade da expedição, algumas pessoas já assinalaram estarem dispostas a colaborar nesta aventura e desde já agradecemos enormemente, pois conseguindo terminar esta etapa vamos ter finalmente nossos heróis.

Aqui o meu trabalho é somente contar uma boa história, chegar perto do céu é missão de gente que nem o Bernardo…

 Nosso público alvo hoje é bastante heterogêneo, acessamos o imenso contingente de pessoas que foi afetado por mortes e desaparecimentos neste país, interessados por política e história do Brasil, universidades, ONGs e Associações de busca a desaparecidos, montanhistas, alpinistas, escaladores, população do Estado do Rio de Janeiro (principalmente da Região Serrana), Associações Esportivas, Centros Culturais, público adulto em geral, enfim curiosos e interessados pelo assunto.  

Há também possibilidades de desdobramento do projeto para atingirmos um público internacional (América Latina e países Europeus através de TVs a cabo com os quais temos contato) e estaremos em todos os festivais de cinema e de documentário possíveis.


 A etapa atual agora é a captação de recursos.
Como os assuntos tratados são polêmicos, e vão contra a muitos interesses, é difícil conseguir recursos para filmar as histórias separadamente, mas o mais inusitado é que o tema tratando com as três unidas está abrindo muito mais portas.
 Sinceramente tive receio de abordar a busca pelo corpo de Bernardo Collares, pois lido muito com o povão e de início achei que o público deste filme seria muito elitizado.
Para isso comecei uma investigação em ruas, universidades, feiras de esporte e vi que o interesse do brasileiro comum pelo tema é bem maior do que eu imaginava. 
Por conta de uma matéria feita pelo programa Fantástico, da TV globo, a história de Bernardo Collares tornou-se assunto popular. 
Naquele momento para as pessoas “normais” (diga-se não montanhistas) deixar um brasileiro numa montanha argentina era bastante impactante.

Conforme fui avançando as conversas, esses mesmos entrevistados se tornavam esperançosos quando sabiam por mim que a mãe está em busca do corpo de Bernardo e tem tido dificuldades de resgatá-lo.










Essas diferentes pessoas com quem conversei são totalmente solidárias à família e querem entender o que aconteceu.  Quanto à opinião dos montanhistas estas são contraditórias e muito importantes para a realização deste trabalho,  tenho certeza de que pesarão muito na edição final do documentário e na narração deste.
Não vou contar o fim do filme aqui, afinal quero que todos vejam…
 Bem, vocês me pedem uma mensagem para fechar a matéria. A única coisa que tenho a dizer é que me honra muito realizar este tipo de trabalho, mas posso citar uma frase de Edgar Amorim, que resume o sentimento deste filme:
“O não abandono dos mortos implica a sobrevivência deles. Não existe relato de praticamente nenhum grupo arcaico que abandone seus mortos ou que os abandone sem ritos.” 




Amanhã sai o final da matéria.  

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº563 -ANO2


Lígia Aroeira Ferreira




Fique por dentro


QUINTAS INSANAS

                               Valéria Carneiro, Celinho Campos (Pirata), Paulo Rubens Aroeira
Os ubaenses que residem no Rio, sob o comando do Celinho, encontram nas quintas- feiras para um chopinho.
Papo amigo, muita alegria, recordações da terrinha e muita amizade.
A vida é feita de bons momentos... Isto é o que acaricia o coração... 



Elza Marcatto


Em dia com a notícia

CICLISTA UBAENSE


Conhecido em todo o mundo, o Ciclismo teve sua prática separada do emprego da bicicleta como diversão, iniciada no século dezenove na Inglaterra.
Em 1865 já existiam alguns círculos dos entusiastas do esporte.
Foi-se difundindo por toda a Europa. Na França era fundada  a União Ciclística Internacional .
Faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896.
Lucas Henrique Coelho, 18 anos, é estudante e pratica ciclismo.
Há 3 anos Lucas participa de campeonatos  importantes.
Está entre os 35 melhores da categoria júnior, na Copa Internacional de MTB.
Sucesso ao jovem conterrâneo!

Fonte: Revista Fato
Gabriella Mariano.




Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo

LOOK URBANO
                     ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________
                                                                             
CASO BERNARDO COLLARES VAI VIRAR FILME

Blog de Escalada traz com a mais absoluta exclusividade todos os detalhes sobre o filme que está sendo planejado para mostrar a procura por Bernardo Colares.
A pessoa responsável pela produção do filme, Rosane Santiago Cordeiro, concedeu todos os detalhes disponíveis sobre a produção.
Acompanhe abaixo as palavras de Rosane :
Este não é apenas um documentário de registro, é um filme emocional sobre luta, amor e verdade!
Trabalho com comunicação, jornalismo e áudio visual há 25 anos e nos últimos tempos tenho me especializado em documentários.  
Tenho vários trabalhos na área de cultura social, onde o objetivo é divulgar e integrar as ações documentadas à sociedade, mas de um tempo pra cá os trabalhos científicos têm sido foco da produtora, atualmente estamos fazendo um Documentário para uma equipe de cientistas da UFRJ sobre a Antártida.
 Acredito que nada acontece por acaso, o contato com os cientistas da Antártida tem me dado algum conhecimento sobre marés, situações climáticas e principalmente vida no gelo, o que me dá uma certa mobilidade para contar a história que interessa a vocês, a busca pelo corpo de Bernardo Collares.
 Como decidi contar essa história? Sem pretensão nenhuma…
Por conta de contatos interessantes que tenho e uma certa boa vontade em ajudar ao meu semelhante, volta e meia alguém me solicita desde auxílio para a compra de um botijão de gás, a arrumar hospital para doença desconhecida, ajuda para grupo de Folia de Reis, procura de criança desaparecida, enfim situações em que, as vezes, com uma simples apresentação o problema é resolvido.
E foi com a visão de que eu poderia ajudar, que uma amiga em comum colocou Heliane Collares, mãe de Bernardo, em contato comigo.
Resumindo, fiquei envolvida pela história de Heliane/Bernardo Collares. Gostaria muito de tê-lo conhecido, mas acredito que a situação de não ter tido contato direto com o mesmo faz bem ao projeto, pois dá a este um cunho jornalístico e artístico mais eficiente, sem o envolvimento passional que vem permeando as opiniões sobre os últimos momentos deste homem.

Apesar de estar iniciando o processo de captação, já tive que pesquisar bastante para a elaboração do projeto e investigarei muito mais para a conclusão do mesmo…

A idéia do documentário teve como objetivo inicial, revelar a busca desta mãe pelo corpo do filho nas montanhas argentinas, mas com o passar do tempo e a minha integração com o tema tomou um vulto maior.

O roteiro de “A BUSCA” é costurado por três personagens ou, se posso dizer, três causas (vide quadro anexo).

 São personagens que não se calam e por isso incomodam muita gente.  

Pessoas que compartem do mesmo sentimento, embora vivendo realidades absurdamente diferentes: uma dona de casa (Heliane Collares), um borracheiro e uma ativista política.
abaladas por tragédias que as levaram a lutar, em situações dramáticas, pelos corpos desaparecidos de seus entes queridos.
 Narradas pelas próprias personagens e através dos depoimentos de pessoas próximas, que viram e viveram o drama ou dramas semelhantes, este filme conta histórias de amor e garra.
O que une nossas personagens, além da obstinação desenfreada, é que mesmo o descrédito total dos que os cercam, a inadequação e até mesmo o perigo eminente de vida, estes não desistem da BUSCA!
 Eles não “procuram” por seus parentes e sim os BUSCAM!  A partir de um certo momento o encontro dos desaparecidos passa a ser missão de vida.
Nenhum deles tem dúvidas de que não os encontrarão vivos, sabem que buscam os restos mortais de seus queridos, proclamam o direito à verdade com relação a estas mortes e exigem uma digna despedida.
Minha intenção é realizar um documentário de 54 minutos, em formato para televisão, a fim de ser veiculado primeiramente pela internet com ações maciças de divulgação em eventos paralelos e em um site de discussão que ficará no ar, a princípio por 01 ano, a fim de agregar ao projeto situações e dramas semelhantes aos dos personagens abordados no filme.
Só com a notícia que saiu semana passada neste site, já tivemos contatos de possíveis parceiros interessados em participar financeiramente do mesmo.
Estamos nos empenhando muito para conseguir começar as filmagens da parte que trata do Fitz Roy, já em dezembro, para isso precisamos do maior número de parceiros, ajudas e financiamentos possíveis.
 O caso Bernardo Collares tem visibilidade, principalmente pela pessoa que ele era, e mexe com três segmentos da população, o que gosta de histórias de gente boa, o formador de opinião e o outro que é  “fazedor de barulho”. Eu, particularmente, adoro os três!

Continuaremos a postagem na postagem nº564

terça-feira, 28 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº562 - ANO 2


Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro




UBÁ SERÁ SEDE DE GRANDIOSO EVENTO

Nesta última quinta - feira realizou-se
, no PALÁCIO DO PLANALTO, UMA REUNIÃO PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO "ARTE PELA PAZ" À ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. 
ESTAVAM PRESENTES: O DIPLOMATA DR. MARCELO COSTA E DRA. GOILIANA SCHADES MARCELINO GOSMANN - MEMBROS DA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA; JOÃO CARLOS T. MENDES -  ASSESSOR  DO COMITÊ BRASILEIRO DA "ARTE PELA PAZ"; SR. JOSÉ FRANCISCO - REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO TURISMO E O PROF. EUCLIDES PEREIRA DE MENDONÇA - MEMBRO DA COMISSÃO BRASILEIRA ARTE PELA PAZ .
FOI ACORDADO A PARTICIPAÇÃO DESTA ASSESSORIA NA REUNIÃO DO DIA 05 de SETEMBRO, NA SEDE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE BRASÍLIA, OCASIÃO EM QUE O EVENTO SERÁ APRESENTADO AOS EMBAIXADORES DOS PAÍSES QUE MANTÊM RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM O BRASIL E O COMPROMISSO DE  EXECUTAR TODAS AS AÇÕES E ARTICULAÇÕES JUNTO AOS DEMAIS MINISTÉRIOS.

PARA MELHOR ESCLARECIMENTO DO PROJETO,  FORAM  EXIBIDOS OS SEGUINTES VÍDEOS: 

-CERIMÔNIA DE ABERTURA DO EVENTO EM UBÁ, QUANDO  A CIDADE FOI DECLARADA SEDE OFICIAL PARA A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL, NO ANO DE 2013, PELO EMBAIXADOR DA GRÉCIA NO BRASIL DIMITRI ALEXANDRAKIS; 


-PROJETO ARQUITETÔNICO DO "MEMORIAL UBAENSE "ARTE PELA PAZ", DE AUTORIA DO ARQUITETO SÉRVIO NIKOLA  ARSENIC,  ONDE FUNCIONARÁ  A SEDE DA  "ONU - ORGANIZAÇÃO DOS NOTÓRIOS UBAENSES";


-INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA E DENOMINAÇÃO DO NOME "JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA" AO COMPLEXO CULTURAL  22 DE MAIO;


-REUNIÃO COM O ENTÃO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR, ONDE ELE SE PRONTIFICOU EMPENHAR NA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL;  


ENTUSIASMADO COM OS VÍDEOS, O DIPLOMATA DR. MARCELO COSTA DECLAROU:
"NÃO TEM COMO O GOVERNO DEIXAR DE APOIAR UM PROJETO GRANDIOSO COMO ESTE, AINDA MAIS POR  SE TRATAR DE UM DESEJO DO SAUDOSO VICE - PRESIDENTE.
SABEMOS DO APREÇO E CARINHO QUE ELE TINHA PELA CIDADE DE UBÁ".
CITOU AINDA: "O MINISTRO GILBERTO CARVALHO SEMPRE RELEMBRA QUE QUANDO ALENCAR ASSUMIA A PRESIDÊNCIA, NOS DESPACHOS PERGUNTAVA: - MINISTRO, TEM ALGUMA COISA DE UBÁ?"

COLABORAÇÃO: JOÃO CARLOS T. MENDES

                                                                               
OS UBAENSES ESTÃO CONVIDADOS:

Reunião: APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL MUNDIAL DA ARTE PELA PAZ
Data:05/07/2012
Horário:9:30 hs
Local: Auditório da  Federação das Indústrias de Brasília
Endereço: SCN Bloco I - Quadra E - Edifício Central Park 


Elza Marcatto



Em dia com a notícia




CAMPEONATO DE KARATÊ
A cidade de Ubá sediou mais uma vez o Campeonato Mineirode Karatê.
Etapa regional da Zona da Mata, evento que aconteceu no dia 24 de julho, no Ginásio coberto da Praça de Esportes.
Participaram 200 atletas e delegações das cidades de Carangola, Viçosa, Conselheiro Lafaiete, Cataguases, Juiz de Fora e outras.
O Presidente da Federação, professor João Carlos Godoi, anunciou a instalação, em Ubá, da primeira  Delegacia Regional da Federação Mineira de Karatê e nomeou  o primeiro Delegado Regional, Prof.
 Wagner Gomes.

Fonte:Jornal "A voz".



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo

DESCONTRAÇÃO
Look para o dia a dia
                     ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________

domingo, 26 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº561 - ANO 2


Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro




ENCONTRO DE AMIGAS EM TIRADENTES

Angélica M.Vieira,Valéria Fernandes,Nén Fagundes,Lourdinha Santos,Mirtes Queiroz,Denise Balbi


Elza Marcatto



Em dia com a notícia


BAÚ  DAS LETRAS

 "Um país se faz com homens e livros"(Monteiro Lobato).
A leitura não faz parte da rotina dos brasileiros.
Pensando em preencher essa lacuna, a Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, lança "Baú das Letras".
Trata-se da implantação de Bibliotecas Móveis em pontos da cidade.
Dois locais já foram escolhidos:
Praça Guido Marliére e Praça São Januário.

Fonte:Jornal "A voz".



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo


A MAQUIAGEM DO VERÃO
Segundo o conceituado consultor  de beleza ,Willian Ferreira, as maquiagens  para as estações mais quentes  do ano  devem ser leves e básicas.

MAQUIAGEM: 
O básico.  O blush não pode faltar.  Cores: marrons e alaranjados.
Nos olhos, tons pastéis.
Para a noite, as cores fortes e metalizadas: azul, cobre, prata e o verde militar.
NA BOCA:
O batom deve  harmonizar-se  com a maquiagem.

Fonte: Revista Rio Sport de agosto.
Clean Centro de Estética.
Giselle Figueiredo.
                                                 ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________

Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________

PERDEMOS UM AMIGO
Amigos, passo para dar uma triste notícia. O Bandeira faleceu hoje em Florianópolis, onde estava morando. Parece que o enterro será lá mesmo. Que Deus o acolha e conforte a família.
Humberto Carneiro
OBS: O Bandeira é o Fernando irmão do Pavão, Heloíza e Leninha Ribeiro.

sábado, 25 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº560 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro

RECORDANDO...
Encontro de amigas:Matilde Toledo(Tildinha),Luíza Reis, Lígia Aroeira,Lúcia Léa Damiano Pistilli,Jane Barleta,Bebeth Peixoto,Fernanda Carneiro.




Elza Marcatto


Em dia com a notícia


FEIRA MINEIRA DE MÓVEIS

Beneficiada  pelo aumento da renda da classe C e por incentivos do
governo, indústria projeta crescer 5%, mais do que o dobro do avanço previsto para a economia do país.
O governo federal publicou um decreto zerando a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a setor moveleiro.
Ávidos pelo aumento do poder aquisitivo da classe média, cerca de  60 expositores  de Minas Gerais, inclusive Ubá,  vão participar da 14ª Feira Mineira de Móveis e Decoração, no Minascentro, de 4 a 9  de setembro.
Os organizadores  acreditam que o volume de vendas será  25% maior do que o da última edição.
O público esperado é de 40 mil pessoas .
Os ingressos custam 5 reais, mas podem ser retirados gratuitamente  no site:

Fonte: Jornal Estado de Minas de 21 de agosto de 12.
Paulo Henrique Lobato.



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo


DICA DE BELEZA
CABELOS:O liso permanece, mas não abuse, esqueça a chapinha.
Agora é a vez do liso escovado, com movimento, com leves ondas.
Tonalidades:   Loiros  amanteigados e platinados. Mechas, com reflexos mais claros. Loiros  caramelos,vermelhos e amendoados.
Penteados:  simples, rápidos. Tranças, coques e rabos.
                   ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________
Quando éramos crianças...
... reminiscências dos primeiros anos da década de 50

Olympio Coutinho 

Do meu tempo de criança em Ubá não há nada que tenha ficado mais gravado na minha memória que as viagens que meu pai, Olympio da Cruz Coutinho, fazia aos grotões da Zona da Mata Mineira para vender adubo Serrana. No seu Ford 28, ele se aventurava por estradas poeirentas ou enlameadas para visitar seus clientes e ganhar as comissões que sustentavam uma família de 11 filhos.
Era uma alegria quando a gente o ouvia dizer a mamãe, dona Maria Luiza Simões Coutinho: “Vou levar os meninos. Preciso deles pra abrir porteira!”. Ficávamos ouriçados e tratávamos logo de arrumar a gaiola que aprisionava um canarinho da terra – o “chama” – e pelo menos dois alçapões. A vara de pescar também fazia parte de nossa “bagagem”, bem como casacos de lã – a gente nunca sabia o que podia acontecer...
Na noite anterior, a gente mal dormia, sonhando com a roça... a roça com cheiro de capim e bosta de boi e vaca, a roça das plantações e das frutas no pé, dos claros regatos, do verde mato e dos passarinhos – dos tizius, dos bico de lacre, das rolinhas e dos sanhaços. A roça dos canarinhos da terra, pardos e amarelinhos, nosso objeto de desejo naqueles tempos em que desejo era apenas vontade de viver.
De manhã bem cedo, lá estávamos nós prontos para a grande aventura. Mamãe nos entregava uma trouxinha toda xadrezada e com nó no alto cheia de doces e outras guloseimas “para comer no caminho”. Era doce ver o carinho da mamãe... “Vai com Deus, marido! Meninos, tomem cuidado!”. Assim ela resumia todas suas preocupações, que, acredito, eram muitas.
Não foram poucas as vezes em que a chuva e a lama das estradas impediram a nossa volta e ficávamos abrigados em um sítio dias e noites seguidas esperando o tempo melhorar e a estrada dar passagem para o Fordinho. Isso naqueles tempos em que não havia telefonia rural e o jeito era confiar em Deus – e, graças a Deus, mamãe confiava.
Quando o tempo demorava a melhorar, havia sempre a alma boa do sitiante hospedeiro, que, vendo a preocupação de papai, chamava um homem e o mandava a Ubá para avisar mamãe.  Ele apeava do cavalo em frente ao número 176 da Cristiano Roças, gritava "Ô de casa" e era atendido por uma esposa e mãe ansiosa: “Seu marido tá bem e os meninos também!”. Para mamãe era um Deus que chegara a cavalo.
Na volta, a mesma alegria da ida, agregada à saudade das coisas vividas na roça. A roupa suja de poeira ou lama, os sapatos sujos de barro e a gaiola cheia de canarinhos da terra eram os nossos troféus, as provas da nossa grande aventura, que haveríamos de contar aos colegas de escola e aos amigos com os exageros próprios das crianças... que um dia fomos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº559 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


           APRESENTAÇÃO: ÓPERA TRAVIATTA
                                                 Maria Célia Silveira (1ª da foto)
Maria Célia sempre gostou de música. Com sua bela voz, desde os tempos de colégio ,em Ubá, participava de  corais, festivais,serenatas...
Em Belo Horizonte, onde reside, já fez parte de muitos grupos musicais.
Atualmente está no elenco do " Ars Nova", coral que exibe grandes espetáculos no Brasil e exterior.
Maria Célia Silveira é filha do saudoso Dr.Antônio Lisboa que foi promotor em nossa cidade e diretor do Colégio "Estadual Raul Soares".     



Elza Marcatto



Em dia com a notícia


Dia do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

No dia 17 de agosto comemorou-se o dia do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A efeméride é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Mello Franco de Andrade (BH, 1898-1969).
 Rodrigo Mello Franco foi o criador do Serviço Nacional de Preservação do Patrimônio histórico (em 1937, no governo Getúlio Vargas), atual IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

- "Ter uma cidade preservada, através de iniciativas públicas e privadas, demonstra consciência cultural, dando continuidade de transmitir às gerações futuras o que somos hoje, dando-lhes referências históricas e fortalecendo os laços em comum.
Omitirmo-nos diante dessas necessárias medidas fará com que nos esqueçamos de quem nós somos. Quanto tempo mais esperar? Questiona a advogada e mestre em Direito pela UERG, Nathália Arruda Guimarães, em sua obra "A proteção do patrimônio cultural".

Que esta data do calendário cultural brasileiro nos convide a refletir sobre o nosso papel, enquanto comunidade, na tentativa de implantar uma política de preservação do nosso patrimônio (material e imaterial) cultural. 
A preservação do patrimônio cultural não pode retroceder em Ubá. Afinal, "a comunidade é a verdadeira guardiã de seu patrimônio cultural".

Colaboração: Jornalista Levindo Barros



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo

MACACÃO BRANCO
O hit do verão
                    ESPAÇO ABERTO
___________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com 
___________________________________________________________________
SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA