Lígia Aroeira Ferreira
Fique por dentro
FESTIVAL DE MÚSICA EM VISCONDE DO RIO BRANCO
Neste 12º FEMUP, a nossa querida amiga Miúcha estará defendendo a música "MOTIM", de autoria dos músicos ubaenses Nicácio Roberti e Max setenta
Estamos na torcida.
Nicácio Roberti e Max Setenta
Elza Marcatto
Em dia com a notícia
CURIOSIDADES DE UBÁ
Andei folheando o livro "A Trajetória" de Evandro Godinho Siqueira médico sanitarista. É irmão de Yvanoff Godinho Siqueira, o qual conclama o honroso título de "CIDADE CARINHO" para Ubá.
São curiosidades sobre a nossa cidade:
Origem do nome:
Ubá é o nome de uma planta herbácea, espécie de gramínia "Gynerum Sagittatum", de haste longa flexível, podendo atingir até 5 metros de altura. Era utilizada pelos índios da região, os Puris, para a confecção
de cestos e balaios. Abundante nos terrenos baixos do Ribeirão Ubá.
Criação da Capitania do Rio Ubá :
Foi proposta pelo desbravador, Capitão Diretor Geral dos índios, Guido Marlière . Foi favorável ao requerimento : Capitão-Mor Antônio Januário Carneiro. Benemérito que foi agraciado por El-Rey D. João VI com o título de Barão de Ubá, por seu trabalho no engenho: João Baptista Ferreira de Almeida.
No principio do século 19, o Capitão-Mor Januário Carneiro e sua mulher Francisca Januário de Paula Carneiro, fixaram-se na Fazenda Boa Esperança, e , em 1815, doou parte do terreno para a construção de uma Capela que se chamou São Januário.
Cinco anos mais tarde foi fundada a Capitania do Rio Ubá.
Januário Carneiro faleceu em 16 de fevereiro de 1828. Em 7 de abril de 1841 foi criado o distrito com denominação de São Januário de Ubá.
Em 3 de julho de 1857 eleva-se a sede municipal à categoria de cidade sob a simples denominação de Ubá.
Muitas histórias ainda virão. Aguardem!
ESPAÇO ABERTO
CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE NENÉM CARNEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário