terça-feira, 30 de março de 2021

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2720-ANO 11

 Lígia Aroeira

Antonio Carlos Bigonha
Pianista e compositor

















(Continuação da matéria de ontem)
O músico e compositor ubaense tem 4 álbuns de música instrumental gravados: Azulejando(2004), Urubupeba (2010), Anathema (2018) e Saudades de Amanhã (2020). 
O primeiro álbum, Azulejando, foi vencedor do IV Prêmio BDMG de Música Instrumental. Neste trabalho Bigonha contou com a participação de grandes músicos mineiros, como Toninho Horta, Juarez Moreira, Marina Machado e Maurício Freire. 
Urubupeba, seu segundo trabalho autoral, foi arranjado e conduzido pelo maestro Dori Caymmi e finalista no 24º Festival da Música Brasileira, na categoria melhor arranjo. 
Segundo o compositor e poeta Paulo César Pinheiro, que assina a contracapa do CD Urubupeba, a música de compositor representa o Brasil musical, latente, de jobiniana alma. 
Em Anathema, o autor explora as possibilidades sonoras da formação piano trio para apresentar 12 temas inéditos, acompanhado por Jorge Helder, no contrabaixo, e por Jurim Moreira, na bateria. 
público japonês identificou nas composições de Bigoha um fio melódico que se desenvolve como quem conta uma história. 
Saudades de Amanhã é o seu 4º álbum e o 2º trabalho com arranjos e orquestrações do maestro Dori Caymmi. Estreia a parceria de Bigonha e Dori na composição das faixas Prólogo e Epílogo:"somos amigos há quinze anos, mas somente agora ficamos à vontade para escrever música juntos e espero que venham outras canções". 
Outra parceria é Perto do Tom, composta com Clodo Ferreira. As 9 faixas remetem imediatamente ao universo sonoro de Tom Jobim, de que falou Paulo César Pinheiro, além de transparecer as influências de Egberto Gismonti, Villa-Lobos, Michel Legrand, Henry Mancinni, Ennio Morriconi e do próprio Dori Caymmi.
O músico apresenta-se regularmente em público, em espaços de música como o Clube do Choro e o Feitiço Mineiro em Brasília, a Casa do Choro e o Espaço Cultura Arthur da Távola no Rio de Janeiro e em festivais, como o Guaramiranga Jazz & Blus, no Ceará.
_______________________________________ 
Recordando...

A saudosa professora D. Olga Silva Reis
___________________________________
      Elza Marcato
Papo Torto
















José Nicodemos Couto é carioca, pisciano e flamenguista. 
Fã da Philarmônica Embocadura de Ubá. 
É também arquiteto, pedagogo, produtor cultural organizador do FESTICAN Festival da Canção de Muriaé e do projeto MÚSICA NA PRAÇA. 
Ex-Presidente do Conselho Municipal de Educação de Muriaé, atual Diretor da Escola São Paulo e cidadão atento às questões políticas que afetam sua cidade, estado e país. 
Nicodemos, que acumula ainda a função de Diretor do SINEPE SUDESTE - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - é nosso ilustre convidado para o Papo Torto do dia 30 de março, 19h30, no Instagram.
_____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto
















__________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

____________________________________
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário