terça-feira, 13 de agosto de 2019

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº2451 - ANO 9


  Lígia Aroeira
Marina Piva lança "Flor de Lis"

Marina com os pais Mª Inês e Luciano
Marina, filha dos queridos amigos ubaenses Mª Inês Cunha e Luciano Piva, recebeu grande número de amigos, familiares, apreciadores da boa literatura e frequentadores da Livraria Quixote/BH, para o lançamento de sua primeira obra "Flor de Lis".
Desejamos sucesso e que venham mais lançamentos.

Lígia Aroeira e Marina

Fernando Fagundes Reis com a sua Andréa e as filhas Mª Eduarda e Mª Fernanda
___________________________________
      Elza Marcato 
RODADA do 
PATRIMÔNIO CULTURAL 
Ubá reuniu gestores e agentes culturais de 30 municípios para discutirem políticas de preservação do Patrimônio Cultural
 Levindo Barros

            UBÁ foi uma das cidades mineiras escolhidas para sediar um dos encontros da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, projeto desenvolvido pelo IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), em parceria com as prefeituras municipais. Em Ubá, a etapa da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural aconteceu no Salão “Dr. Ary Gonçalves”, do Sindicato Rural, no dia 08 de agosto e reuniu cerca de 76 pessoas de 30 municípios mineiros. O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, a Secretária Municipal de Educação, Beth Barros; além de técnicos de diversas Secretarias Municipais de Cultura prestigiaram a  9ª Rodada do Patrimônio Cultural 2019.
            “A Rodada do Patrimônio Cultural é uma forma de nos aproximarmos dos municípios mineiros e ajudá-los a enfrentar os desafios da gestão de seu patrimônio que é a sua história, sua memória e sua Identidade Cultural”, enfatizou Clarice Libânio, recém nomeada diretora de Promoção do IEPHA-MG. Além de Clarice Libânio, também estiveram em Ubá os seguintes técnicos do IEPHA-MG: Rodolfo Ataíde da Silva (gerente de articulação com os Municípios) e Luzinete Assis de Jesus (gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural).
            Sistema Municipal de Patrimônio Cultural
            O Sistema Municipal de Patrimônio Cultural deve ser compreendido pelas seguintes políticas públicas: PROTEÇÃO (Livro de Tombo, Processo de Tombamento de um Bem Cultural; Livro de Registro dos Bens Culturais e Inventário). No LIVRO de REGISTRO estão registrados os seguintes bens culturais Ubaenses: CONGADA Nossa Senhora do Rosário; Banda 22 de Maio e Manga Ubá e Mangada de Ubá.
 GESTÃO do Patrimônio Cultural: Legislação Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico Cultural (Ubá possui uma legislação municipal desde o ano de 1996 – Lei Municipal número 2696/96); FUMPAC (Fundo Municipal do Patrimônio Cultural); Criação do Conselho Municipal; Lei de Proteção e Setor/Equipe técnica na Secretaria Municipal de Cultura.
            SALVAGUARDA e Promoção: Ações de Salvaguarda dos bens registrados; Monitoramento do estado de conservação dos BENS CULTURAIS TOMBADOS (Exemplo: em Ubá existe o prédio do MUSEU GINÁSIO SÃO JOSÉ Tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural); Programa de EDUCAÇÃO PATRIMONIAL nas Escolas das redes Estadual, Municipal e particular de Ensino.
            Ubá recebeu  representantes de gestores culturais dos seguintes municípios: Antonio Carlos, Aracitaba, Brás Pires, Canaã, Cataguases,  Carandaí, Conselheiro Lafaiete, Coronel Pacheco, Divinésia, Descoberto, Fervedouro, Ibertioga, Itamarati de Minas, Januária, Jequitibá,  Juiz de Fora, Mercês, Miraí,  Miradouro, Olaria,Oliveira Fortes, Rio Doce, Rio Pomba, Rosário da Limeira, Rodeiro,  São Geraldo,  São Francisco do Glória, Tabuleiro, Viçosa, Visconde do Rio Branco; além de gestores Culturais Ubaenses.
           _____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto
Intercâmbios e Viagens
_________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com
____________________________________
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário