quarta-feira, 25 de novembro de 2020

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2647-ANO 10

 Lígia Aroeira

APAE UBÁ










A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Ubá foi fundada em 02 de março de 1972 por iniciativa dos senhores Fernando da Mota e José Champagnat Lopes Vieira, pais de crianças com deficiência, que resolveram criar uma associação para ampará-los. Formou-se a 1ª Diretoria, processou-se a adaptação do prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Ubá.

        O início das atividades ocorreu em 02/05/1972, numa sala cedida pelo Colégio "Sacré-Coeur de Marie", com 20 alunos sob a orientação das professoras especializadas Ádila Maria Feres e Maria Consuelo de Oliveira Pires.

        Em outubro do mesmo ano, passou a funcionar em sede própria com 40 alunos e contou com a colaboração da pedagoga Vera Maria do Perpétuo Socorro de Assis Coelho.

        Ao comemorar 25 anos de sua fundação, a APAE de Ubá realizou um velho sonho, a inauguração do Centro Profissionalizante “Boa Esperança”, localizado na comunidade do Córrego Alegre – Zona Rural, para atender alunos acima de 14 anos.

        Em setembro de 2007 com recursos do Ministério da Saúde, na gestão do Sr. Norton Antônio Fagundes Reis que foi presidente da APAE por dois mandatos, foi inaugurado o Centro de Reabilitação “Fernando da Mota”, em um terreno anexo a APAE, doado pela Prefeitura Municipal de Ubá, onde são oferecidos aos alunos os atendimentos clínicos necessários.

       Na presidência da Srtª. Regina Coeli Alves Gravina foram inaugurados o Centro de Estimulação Precoce “Professora Maria  Consuelo de Oliveira Pires” para atendimento a crianças de 0 a 3 anos e o Centro de Reabilitação “Norton Antônio Fagundes Reis” (equoterapia, sala de fisioterapia e piscina com deck), na APAE Rural.

       Em 2011, o Sr. Sandro Cataldo da Mota, filho do saudoso Fernando da Mota, assumiu a presidência desta renomada entidade que prestará atendimento a cerca de 507 pessoas com deficiência do município e micro-região.

Colaboração: Miguel Batista

____________________________________

Amigas Queridas




















Monique e a mãe Nininha Moysés Fróes
________________________
      Elza Marcato 
ESPAÇO  DO  LEITOR
PADECENDO
VESTIDA  DE DESAMOR
Nasceu nua como qualquer ser humano.
Seu pai não se animou muito, esperava um filho macho.
A vestiram com roupas cor de rosa.
Teve as orelhas furadas. Não teve escolha.
Foi crescendo, e sendo vestida de roupas e de preconceitos.
Feche as pernas. Não provoque.
Comporte-se como uma dama.  Seja obediente.  Não questione.
A adolescência chegou.  Depile-se.  Só os homens podem  ter pelos.
Aprendeu a valorizar a família e a moral.
Foi treinada para não ter opinião própria.
Aprendeu a odiar o politicamente correto.
Se tornou a bela, recatada e do lar.
Se casou, teve filhos, o marido era aquele sujeito que gostava de sair com os amigos.
Estava sempre pronta para o marido mesmo que não tivesse vontade.
Chegou a ter vontade?
Se revoltava com a felicidade, com a liberdade. 
Frustrada por não ter o amor que merecia ter.  Era uma sombra do que poderia ter sido.
Onde estava o amor-próprio?  
Quem não se ama, não é capaz de amar ninguém!
A mulher ainda é desrespeitada. Ainda existe exemplos assim...

Fonte: Readaptação do texto de Bebel Soares
Jornal "Estado de Minas"
_____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto
Ações da PMU - Covid 19









Reuniões de cooperação e ações de fiscalização são intensificadas 

A Prefeitura de Ubá, através da Unidade Integrada de Fiscalização e da Secretaria de Saúde, realiza reunião com representantes de setores econômicos estratégicos para o combate à COVID-19. 

Na última sexta-feira (20) proprietários de 18 bares e restaurantes, além de representantes da ACIUBÁ, reuniram-se no Fórum Cultural. O objetivo da reunião foi repassar aos mesmos o novo quadro epidemiológico do município, com o aumento do número de casos da doença, e a importância da colaboração de todos na adoção rigorosa dos protocolos sanitários em suas atividades. "Não é nosso objetivo punir ninguém. Para nós o que importa é conter a doença, e isso só se faz com respeito às normas estabelecidas. O setor de bares e restaurantes é um dos que mais concentra denúncia de aglomeração e isso não pode acontecer", reforçou a secretária de Saúde, Dulcinéa Thinassi. 

No sábado (21), após denúncias de funcionamento em desacordo com as regras do município, uma operação foi realizada pela Unidade Integrada de Fiscalização com atuação de Fiscais de posturas, Vigilância Sanitária. Dos estabelecimentos fiscalizados, 1 teve sua atividade interditada por ausência de alvará sanitário e de localização e por descumprimento às normas de prevenção à COVID-19 previstas no Decreto Municipal 6393/2020. Outros 3 estabelecimentos foram orientados, e 1 foi advertido. A operação ainda terá desdobramentos com atuação de fiscais de relações de consumo e da área ambiental. Parte da operação contou com a presença da Polícia Militar, em apoio à atuação dos fiscais.   

As reuniões visando maior comprometimento dos setores com as normas de prevenção à COVID-19 continuam nesta semana, abrangendo outros setores.

Ubá está na Onda Amarela

Ubá está na ONDA AMARELA do Programa Minas Consciente. Para saber sobre as atividades econômicas permitidas e protocolos sanitários obrigatórios: acesse https://www.mg.gov.br/minasconsciente. Para conhecer as regras impostas pelo Decreto Municipal, dias e horários permitidos e os protocolos sanitários para determinadas atividades, acesse o site uba.mg.gov.br/legislacao, selecione o Tipo: "Decreto" e consulte o decreto municipal 6.393/2020.

____________________________________

Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

____________________________________
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário