Lígia Aroeira Ferreira
Fique por dentro
PATRIMÔNIO SACRO
Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, da Paróquia S. Januário é restaurada pela Cléa em Ubá
Levindo Barros
A devoção e invocação de Maria como Virgem da Conceição, isto é, “Virgem sem Pecado Concebida” é muito antiga na Igreja. A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana. Definida no século XIX, o povo católico celebra, tradicionalmente, sua festa litúrgica no dia 08 de dezembro. Em Minas Gerais, quase todas as igrejas e capelas das cidades centenárias possuem uma imagem barroca da “Virgem Imaculada Conceição – a mãe de Deus e nossa Mãe”.
Em Ubá, na Paróquia de São Januário (com 173 anos de história e evangelização da fé Cristã), a Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição representa um valioso Patrimônio sacro do povo católico ubaense. Além do culto e da fé à Virgem Imaculada Conceição, pelos devotos adultos, gerações de meninas ubaenses tiveram o privilégio de coroar Nossa Senhora, no mês de Maria. Esta imagem que faz parte da cultura sacra da cidade de Ubá, em especial dos paroquianos da Paróquia de São Januário, foi restaurada neste ano de 2014 pela professora aposentada, florista, artesã e talentosa artista Cléa Maria de Oliveira Rodrigues (a Cléa da Flora Lolita). O novo restauro emocionou os fiéis ubaenses que ofereceram flores e oraram diante da nova imagem da Virgem Imaculada Conceição. “Nas flores que serão depositadas a seus pés queremos colocar toda ternura e devoção de cada leigo e leiga desta Paróquia de São Januário que compartilha com Padre Oliveiro a missão de levar adiante o projeto de Jesus Cristo”.
Elza Marcato
Em dia com a notícia
Memória - Mês de Maria de 1949
Embora não tenha encontrado uma data histórica exata da chegada da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição à Paróquia de São Januário, em Ubá, através de uma consulta ao Livro de Tombo da Paróquia pude encontrar duas datas que remetem à imagem de Nossa Senhora Conceição. No 1º Livro de Tombo (de 1903 a 1943), consta a realização de um Inventário Parochial de São Januário na cidade de Ubá, em setembro de 1923, coordenado pelo então novo Vigário, Padre Carlos Octaviano Dias. Neste Inventário, entre a relação de “Imagens de culto antigas, novamente decoradas pelos artistas José Lacerda e Angelo Pagnaco”, constam as seguintes imagens: São Sebastião, Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores, São Januário, São Francisco, Nossa Senhora da Conceição e Divino Espírito Santo”. (Página 50-verso, do 1º Livro de Tombo).
Outra data significativa alusiva à história da imagem de Nossa Senhora da Conceição que encontramos na pesquisa ao Livro de Tombo da Paróquia de São Januário refere-se à festa do Mês de Maria do ano de 1949, conforme texto transcrito a seguir. “O dia 29 de Maio – término do mês de Maria – foi muito solene, apesar da chuva que caíra amplamente na véspera e pela manhã. Às 7 h da manhã, as Filhas de Maria fizeram a Comunhão geral e voltaram à Missa festiva às 10 h. Nesta Missa Solene da Imagem da Imaculada Conceição, ricamente restaurada na Casa Sucena (Rio de Janeiro). Foi um ato grandioso. A bela e rica imagem, tão venerada e querida na Matriz, cercada de anjos, virgens, moças e senhoras, agora restaurada e entregue novamente ao culto público. (....) É justo salientar aqui o grande trabalho e esforço da Sra. Antoninha Rocha, Dona Zizinha e Luizinha Pacheco, pelo muito que fizeram pela restauração da Imaculada Conceição, pelo preço de C- 3.500,00”.
Pesquisa: Levindo Barros
Márcia Aroeira Barbosa
Fotos e fatos
N.S. IMACULADA CONCEIÇÃO
ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
PALAVRA DA RESTAURADORA
“Foi um trabalho gratificante. Fiquei muito emocionada ao ser convidada para fazer este trabalho, primeiro porque eu coroei Nossa Senhora nesta imagem (década 60). Também porque sempre fui devota de Nossa Senhora da Conceição. A imagem permaneceu na minha casa durante cerca de um mês (novembro a dezembro). Agradeci a presença de Nossa Senhora Imaculada Conceição em minha casa e fiz um pedido pela saúde de minha família e pela Paz em nossa cidade de Ubá”, contou, emocionada, a artista e restauradora talentosa Cléa Rodrigues, da Flora Lolita.
A iconografia da imagem de Nossa Senhora Conceição representa uma mulher de pé, sobre o globo terrestre, com as mãos postas em oração e o olhar voltado para o céu. Seus pés esmagam uma serpente (símbolo do pecado original), com três anjos querubins ao centro. “A imagem de Nossa Senhora Conceição da Paróquia de São Januário é de madeira, revestida de gesso, com dois anjos laterais. E três querubins aos seus pés. No trabalho de restauração conservei os mesmos tons – o manto na cor azul do céu e a veste cor rosa claro (rosa chá), com flores em dourados e umas pedrinhas tipo strass. Para o acabamento foi utilizado verniz spray”.
A professora, empresária e agora restauradora Cléa Rodrigues já restaurou a imagem do Cristo, da Igreja do Rosário; a imagem de Santa Terezinha (da comunidade de Ligação) e o presépio de São Januário. Após a conclusão do trabalho de restauro da Imagem de Nossa Senhora Conceição, Cléa da Flora Lolita está concluindo a pintura da imagem de São Sebastião, para a Festa da Paróquia de São Sebastião, que está programada para o dia 20 de janeiro de 2015.
Informação: Levindo Barros
__________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário"
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário