segunda-feira, 8 de abril de 2024

"UBÁNOtÍCIAS"POSTAGEM N°3360-ANO 13







Lígia Aroeira
Nelson Ned - 3ª parte
Nelson Ned D’Ávila Pinto nasceu em Ubá, interior de Minas Gerais, no dia 2 de março de 1947. A mãe era soprano e multi-instrumentista; os tios tocavam flauta e violino. Regularmente, a família promovia saraus de música clássica.

"Era meio que um ritual", lembra Verônica. "Meu avô assistia ao Jornal Nacional e desligava a TV. Depois, minha avó se sentava em frente ao piano, com todo mundo em volta, e tocava até as dez da noite. Quando a gente viajava para o sítio, ela ficava no acordeon. Quase todo dia rolava essa seresta."

Nelson foi o primeiro membro da família a nascer com deficiência. Ele sofria de displasia espondiloepifisária, um tipo raro de nanismo, causado por mutações genéticas.

"Meu pai tinha uma caixa toráxica enorme e um pulmão bem forte", explica Monalisa.

"Nossa tendência é sofrer uma escoliose, uma curvatura acentuada na coluna, mas isso não aconteceu com ele, talvez por ter praticado natação durante a juventude. Aí a musculatura acabou formando uma espécie de colete, e creio que isso tenha favorecido o canto, naquele estilo tenorzão que todo mundo conhece."

Desde pequeno, Nelson chamava a atenção. Aos três anos, teve sua estreia na Hora do Guri, programa radiofônico que lançava artistas mirins em Ubá.

Em 1961, já morando na capital mineira, apresentou-se no Show de Prêmios DDE, atração veiculada pela TV Itacolomi, canal 4 de Belo Horizonte.

A convite da mesma emissora, interpretaria sucessos de Elvis Presley e Chubby Checker no Cirquinho do Bolão, espetáculo infantil patrocinado pela Lacta.

A fábrica de chocolates o empregava também como animador de rua — ele cantava numa Kombi cheia de bombons, percorrendo todas as escolas da cidade.

Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro. Ali, foi acolhido por Silvio Santos, Hebe Camargo e Chacrinha.

"Num primeiro momento, a relação dele com a mídia era bastante cordial", observa Barcinski.

"A imprensa estava satisfeita por ter descoberto um menino talentoso, e ainda por cima 'anão', como se dizia na época. As matérias continham várias piadas duvidosas com a altura dele, algo impensável nos dias de hoje."

"Mas, apesar disso, eram simpáticas ao Nelson, retratado sempre como um garoto batalhador, um jovem superando o nanismo através da música."

Em março de 1963, a revista O Cruzeiro publicou uma reportagem de duas páginas a seu respeito.

"Ele recebe cumprimentos olhando para cima", dizia o texto. "Sob os refletores, mostra o verdadeiro tamanho do seu talento de gente grande."

A matéria continha uma manchete sensacionalista, reaproveitada no ano seguinte como título do primeiro álbum do cantor: Um Show de Noventa Centímetros.

Na capa do LP, Nelson aparece ereto, junto a uma fita métrica, vestindo smoking sob a luz de um holofote azul. Sua verdadeira altura, intencionalmente omitida pelos executivos da gravadora Polydor, era de 1,12 m.

"Eu senti como era pesado o meu corpo pequeno", diria ele sobre essa estratégia de marketing. "Eu não tinha cor, forma física, era apenas uma sombra branca para os produtores. Um simples anãozinho grotesco."

O disco, com doze temas românticos, mostrou-se um fracasso de vendas, e o cantor foi dispensado pela gravadora.



Tudo Passará, segundo LP de Nelson Ned, marcaria sua consagração mundial. A faixa-título foi o maior sucesso de sua carreira

Fonte: “Tudo passará - A vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção” Autor: André Barcinski 
Editora: Companhia das Letras

________________________________________







Elza Marcato
Páscoa Alegre


Moradores do asilo São Vicente receberam com muita alegria e sorrisos o Coelho da Páscoa.

Todos os lares e o café da tarde foram visitados e distribuído chocolates, guloseimas e brincadeiras...

Toda esta felicidade foi possível devido a equipe de apoio da instituição e de todos que doaram diversas caixas de bombons.

Parabéns aos que fizeram parte desta campanha!

Fonte: Facebook
__________________________________
ESPAÇO ABERTO
Olympio Coutinho


____________________________________
Não postamos o blog "UBÁNOTÍCIAS" sábado, domingo e feriados
_________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
___________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário