terça-feira, 11 de agosto de 2020

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2574-ANO 10

 


  Lígia Aroeira
Olympio Coutinho

O troféu foi conquistado pelo poeta ubaense Olympio da Cruz Simões Coutinho em concurso internacional, realizado em 2013, por uma trova de sua autoria.
Olympinho, como é carinhosamente conhecido pelos amigos, já recebeu inúmeros prêmios em diversos concursos de trovas e poesias.
Parabéns! Que venham outros...
____________________________________
Recordando...












Algumas identificadas: Léa Azevedo, Márcia Crispi, Lohara Cripi, Márcia Fusaro, Critina Crispi, Fatinha Andrade, Luíza Brandão
_______________________________________________
      Elza Marcato
PAPO TORTO 
















Hoje Helder Carneiro conversa com o artista ubaense Fernando Eustáquio da Costa Zanelli, que se destaca nas atividades culturais.
Cursou Aerografia e Grafite com Rogério Praça, em São Paulo, Escola de Belas Artes em BH e Desenho Industrial na UNIPAC/Ubá.
Fundou em 2015 o OFFICINA CAFE, espaço dedicado a Kustom Culture e Gastronomia, onde realiza atividades artísticas e produz suas peças, usando matéria prima eco sustentáveis e reuso de objetos.
Vale a pena conferir. 
_____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto
Largo de São José(atual Praça da Independência)
Clair Rodrigues
Nenhuma descrição de foto disponível.
O antigo Largo de São José, fotografia colorizada, sem indicação de autor, sem data. Tenho motivos para acreditar que possa ter sido obtida em 1914 ou 1915. O principal deles é a informação de que o Presidente da Câmara residia no Largo de São José. Deduz-se que o autor da legenda estava se referindo ao Coronel Pedro Xavier Pires, sogro do Sr. Gabriel Monteiro de Castro, pai de sua esposa, a Sra. D. Alice Xavier Monteiro de Castro, falecida em 08 de maio de 1914.
Pedro Xavier Pires havia assumido a Presidência da Câmara pouco dias antes do falecimento da filha, sucedendo ao Dr. Christiano Alves de Araújo Rôças, falecido em 30 de abril de 1914.
Vale ressaltar que na gestão do Coronel Pedro Xavier Pires, em 16 de maio de 1915, foi inaugurada a Praça de São Januário e o seu jardim público denominado Jardim “Christiano Rôças”, obra que teve início em 1913, nascida da nobre iniciativa de Martinho Freire de Andrada.
Das construções que vemos nesta imagem, ainda resistem ao tempo, o belo "Palacete Alice" dos Monteiro de Castro, o prédio da “Società Fratelanza Italiana de Beneficenza” / Photo Dom Viçoso e o da família do Dr. Rezende (ao fundo), em cujo térreo funcionou mais tarde, nos anos 1950/1960, a filial da Mesbla em Ubá, na esquina com a Rua São José.
____________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com
____________________________________
  


Um comentário: