quinta-feira, 20 de agosto de 2020

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2581-ANO 10

  Lígia Aroeira







Luiz Guilherme Piva












O ubaense Luiz Guilherme Piva, economista e cientista político, figura entre os 10 semifinalistas na categoria crônica do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, com o livro "A vida pela bola"- Editora: Iluminuras. 
Piva já publicou diversos livros, escreve artigos para jornais, letras de música, poemas, contos, crônicas...
Estamos na torcida.
Parabéns ao conterrâneo pela brilhante trajetória!
__________________________________________
Lindeza
Thais é filha do Léo e neta dos queridos amigos Cláudio Azevedo e Neusa Teixeira Gomes
_________________________________ 
      Elza Marcato 
Live - Educação

Ricardo Marcato Romeiro estará participando desta live, com outros profissionais da área de diversas áreas.
O foco desta FIP - Feira de Informação Profissional será as diversas vertentes dos cursos,
enfatizando as escolhas profissionais e projeções futuras.
Ricardo Romeiro é filho de Elza Marcato e Cássio Romeiro

____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto
Dia Nacional do Patrimônio Histórico
17 de agosto
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data foi criada em 1998, ano do centenário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Por Patrimônio Cultural se entende todos os bens culturais, manifestações populares, cultos e tradições no âmbito material e imaterial, cuja expressão caracteriza os hábitos e a história de uma determinada população, tornando_a singular no universo de sua ação humana.
Em Ubá(MG), a preservação do Patrimônio Histórico Cultural teve início, oficialmente, com a promulgação da Lei Municipal número 2.696 (de: 20.11.1996), que dispõe sobre a Política de Proteção Cultural, prevendo, inclusive, o instrumento do "tombamento" de bens culturais para imóveis dotados de valor histórico e/ou arquitetônico que justifiquem a proteção especial do Poder Público Municipal. A Lei 2.696 também instituiu o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá (CDPC/Ubá), composto por cidadãos voluntários, não remunerados.
BENS TOMBADOS e/ou Reconhecidos:
Entre os bens culturais tombados como "Patrimônio Histórico do município de Ubá", destacamos: o Torreão Cesário Alvim; o Ginásio São José (decreto 3.071/1998); o Paço Municipal "Governador Ozanam Coelho"- prédio sede da Prefeitura Municipal de Ubá_ (decreto no 4.005/2001); o Piano de Ary Barroso (decreto no 4.069/2002); o prédio da Escola Estadual Coronel Camilo Soares (decreto no 4.124/2002); o Reconhecimento da Manga Ubá como "Patrimônio Natural do Município" e da MANGADA de Ubá (doce feito com a Manga), como "Patrimônio imaterial do município de Ubá" (Decreto número 4.258/2003); o tombamento do Conjunto Arquitetônico da antiga Estação Ferroviária de Ubá (decreto no 4.308/2004); o Registro de Reconhecimento do CONGADO Nossa Senhora do Rosário, de Ubá como "Patrimônio Cultural imaterial do Município de Ubá" (decreto no 4.515 /2006); Registro de Recongecimento da Sociedade Musical e Cultura 22 de Maio _ Banda 22 de Maio_ como "Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá" (decreto número 4.739/2008) e tombamento do conjunto arquitetônico Fazenda das Palmeiras (2009).
Preservar a história de um município é preservar a história de nossa própria Identidade Cultural. As futuras gerações merecem que a história seja contada,inclusive, através dos Bens Culturais preservados, "tombados" e/ou Reconhecidos como "Patrimônio Histórico Cultural"!
SALVE o Dia 17 de agosto!
Salve o "nosso" "Patrimônio Histórico do Município de Ubá"!
Ubá(MG), 17/08/2029
Levindo Barros
Membro do CDPC-Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá.
____________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário