segunda-feira, 15 de maio de 2023

"UBÁNOTÍCIAS"POSTAGEM N°3178-ANO 13

Lígia Aroeira

Tributo a uma Guerreira













A mãe da minha bisavó era negra. Talvez vinda da África como escrava. Talvez nascida aqui como escrava, talvez mucama da casa grande, talvez negra forra. Talvez.
Minha bisavó era negra, mas era um ventre livre quando gerou minha avó.
Minha avó nasceu no ano da abolição da escravatura. Filha de mãe negra com um branco, sabe-se lá qual, mas era branco e por ser branco podia se deitar com qualquer negra da fazenda, era quase um direito. E fez-se Maria.
Essa mulher ai na foto, minha avó. Alforriada duas vezes, teve 16 filhos. Com um branco que achava direito se casar com a mulher que escolheu, uma mulher negra. Maria.
Meu pai era um desses filhos, um mulato nada inzoneiro.
E eu sou a mistura da mistura.
Não sinto na pele, mas na alma a minha ancestralidade. E sou resistência.
Racismo é crime. É ignorância. É soberba. 
Na luta, vó.

Texto Flávia Alvim Carneiro
_______________________________________ 
Muito Carinho









Maria Helena Gomes Santiago e a filha Patrícia
_______________________


Elza Marcato
NOSSOS PREFEITOS













HÉSIO GERALDO R. ANDRADE
Nasceu em janeiro de 1919 em Divinésia, ex-Divino de Ubá. 
Iniciou sua vida estudantil no Colégio Professor Orozimbo dos Reis Moreira, em sua cidade natal.
Fundador da conceituada Drogaria Santa Rita, ali exercendo atividade comercial durante 25 anos.
Diretor do serviço de Saneamento do município de Ubá, elegeu-se vereador por 4 legislaturas. 
Membro de todas as comissões da Câmara.
Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Câmara, Prefeito Interino, quando do afastamento do titular, Professor Francisco De Fillipo.

Fonte:  UBÁ EDIÇÃO  HISTÓRICA
______________________________
Espaço Aberto
Poesia

Segredos das noites escuras de Ubá
Olympio Coutinho

Quantos mistérios e segredos
nas noites escuras de Ubá, 
mas cheias de beleza. 

Tenho boas lembranças
das noites escuras
de Ubá, 
algumas não confessáveis.
 
Quem as viveu comigo
certamente lembrará...
mas não confessará.

Espero que
nas noites escuras de Ubá
ainda aconteçam
essas esperanças, 
que um dia serão lembranças
boas de recordar.

Assim como
faço agora
na noite escura
de Beagá.
________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
_________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

_________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário