sexta-feira, 30 de junho de 2023

"UBÁNOTÍCIAS"POSTAGEM N°3211-ANO 13

Lígia Aroeira
Casa Visô











Rubens Aroeira Neto e seus parceiros estão comemorando um ano de abertura do Restaurante Visô.
Localizado na Rua Vicente de Sousa,25 -Botafogo/RJ, em uma linda casa restaurada e com excelente cardápio, o local vem agradando e conquistando os frequentadores.
Parabéns e sucesso sempre!
Rubens (camisa azul na foto acima) é filho do ubaense Paulo Rubens Aroeira

Confira no instagram: Casa Visô Botafogo - Restaurante
_________________________________
 Quintas Sem Lei











Virgílio B.Carneiro, Valdir Castro, Gabriel M.de Castro, Olympio Coutinho, Humberto Carneiro, Geraldinho Rocha, Gabriel Micherif, Regina Guerra(esposa do Virgilinho)
______________________  





Elza Marcato
TORNEIO DE LUTA



  












Acontece no MANGUEIRAS COUNTRY CLUB o GÊNESIS FIGHT CHAMPION, evento
de luta idealizado pelo atleta de MMA, EDER  BAMBU.
Objetivo: Promover  o esporte e incentivar atletas amadores de Ubá e Região.
Eder pretende usar sua influência e experiência para oferecer suporte aos alunos.
O evento contempla diversas modalidades: Boxe, Kickboxing, Muaythai, MMA.  No-gi ,  Jiu-Jitsu, Taekwondo.
Neste sábado -1/7/2023

Fonte: Jornal "O Noticiário"
______________________________
Espaço Aberto
CONSELHO DE AVÔ



*(Jordana Thadei – março 2023)

Os queijos em exposição no empório na Mantiqueira me levam até meu avô, na infância em Minas. De dentro de casa, eu via o verde abacate da Variant do vô colorir os vãos entre os balaústres do muro da velha casa, no meio do morro. Vô encostava o carro, exatamente em frente ao portãozinho, de onde eu podia vê-lo. Buzinava e, pela janela, balançava um saquinho. Eu cruzava a varanda em disparada até ele: muçarela de trancinha. Luxo, pra época. Outras vezes, trazia cana descascada, em pequenos gomos, cortados em cruz, e repetia o ritual do saquinho pela janela do carro, na porta de casa. Outras canas nunca foram tão doces. 

Depois do jantar, descascava as laranjas, pacientemente, com seu inseparável canivete de bolso. Limpava as beiradinhas que sobravam nas cascas, enquanto eu, ajoelhada na cadeira, desenhava caracóis na toalha de mesa, com as compridas tiras de cascas de laranja, que ele tirava sem quebrar. Eu comia o que chamava de “tampinha” da laranja – a primeira fatia bem fininha, que ele deixava presa por um pedacinho do bagaço. Vô me estendia a laranja com a tampinha levantada, pra eu puxar. Das mangas, me interessavam uma ou outra lasquinha e os caroços que, lavados, ganhavam olho, boca, nariz feitos com caneta. De outras frutas menos comuns, guardávamos as sementes, pra plantar na roça. Vô se orgulhava da variedade do pomar.

Vivi pouco tempo na minha cidade natal, o que fez de mim hóspede frequente da casa dos avós, onde tinha regalias, como a toalha de banho mais felpuda e a camisola mais macia da gaveta. Vestir aquela camisola era como adormecer aconchegada na vó. 

Com o passar dos anos, fomos invertendo os papéis. Eu enchia as casquinhas de canudinho com doce de leite, pro vô, quando ele já quase não enxergava. Conversávamos, às vezes por horas, aguardando o almoço ou o jantar ou ouvíamos as suas músicas, nas cadeiras de balanço. Às vezes, eu lia jornal pra ele. Pela larga porta da sala de visitas, eu via a vó indo e vindo da cozinha pra sala de jantar. De vez em quando nos olhava e deixava sinais de que o afeto com o vô se estendia até ela.

Na casa quase centenária, o quarto onde eu dormia e o quarto do casal ganharam banheiros próximos e, quando as portas desses banheiros estavam abertas, podíamos perceber a movimentação no outro quarto. No silêncio da madrugada, várias vezes, adormeci embalada pelo burburinho da conversa do vô e da vó. De vez em quando identificava um nome de um familiar, uma palavra solta ou expressões típicas da vó, como: “de primeiro....”, que ela usava para se referir a “antigamente”. Eu achava graça em ouvi-los revirando o passado. Vô nunca foi adepto a distribuir chaves da casa e fazia questão de verificar a porta trancada, a cada um que entrasse. Pra não ter que acordar várias vezes, ele e vó engatavam no papo até que o último cruzasse a porta e a casa pudesse, finalmente, silenciar, à espera do dia. 

Certa vez, em uma das conversas de esperar o almoço, perguntei a ele do que tanto falavam na madrugada. “Falamos de tudo, minha filha: da família, do país, de política, de gente que já morreu, de coisas do passado, de atualidades...”. Respondeu. Eu ouvia admirando a afinidade dos dois. Então, ele, em tom mais sério, disse: “se você se casar um dia, case-se com alguém com quem você goste de conversar, porque vai chegar o momento em que a única coisa que vocês vão fazer juntos é conversar. Nem a dieta será a mesma.” 

Por aqui, a dieta já não é a mesma. E quando a boa prosa adentra a noite, desafiando o sono, eu me lembro do vô. Acho que segui o conselho.

* Jordana Thadei é riobranquense filha de Mayse Lima e do saudoso João Botafogo - residiu vários anos em Ubá
____________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
_________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
___________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

________________________________________


Um comentário:

  1. Obrigada, Lígia e Elza, pela publicação de mais um texto meu. É um prazer enorme fazer parte desse blog.

    ResponderExcluir