quarta-feira, 8 de novembro de 2023

"UBÁNOTÍCIAS"POSTAGEM N°3279-ANO 13

Lígia Aroeira
XIII UAI
José Lúcio Peluso, Valdir de Castro, Fatinha Santos, Aninha Carneiro, Regina Guerra, Vera Mascarenhas, José Salles Collares, José Enílcio Collares(Abacatinho)Virgílio Baião Carneiro

No dia 28 de outubro aconteceu o XIII Encontro UAI - Ubaenses Amigos de Itaipava comemorando as novas instalações do Empório Itaipava, local mais amplo e agradável. Virgílio Baião Carneiro, expert conhecedor de vinhos, comandou a degustação das melhores safras apresentadas.

 













Rômulo d'Ávila, José Enilcio Collares(Abacatinho), José Lúcio Peluso, Gabriel Monteiro de Castro
______________________________________





Elza Marcato
FAGOC

O Centro Universitário Governador Ozanam Coelho anunciou a ampliação de sua oferta educacional para 2024 com o lançamento de dois novos cursos na área da saúde:Biomedicina e Farmácia. 
A direção das graduações será de responsabilidade da bióloga, Mestre em Biotecnologia,Doutora em Ciências Biológicas em Bioquímica Metabólica e Fisiológica pela UFOP, Profa.Denise Coutinho de Miranda.
Com os novos cursos, o UNIFAGOC totaliza 10 cursos na área da saúde e está preparado para receber às demandas das novas graduações.
______________________________
Espaço Aberto

*O Filho Único
A pediatra Isabel Aroeira compartilha experiência marcante no Sudão do Sul – seu primeiro projeto com MSF.
Stella me olhou com olhos assustados quando entregou em meus braços o seu único filho. Há cinco meses*, eu havia chegado em **Kajo Keji, cidade do Sudão do Sul, a bordo de um pequeno avião que aterrissou em uma pista de terra. Nesse lugar distante e ao mesmo tempo mágico, no coração da África, encontrei um povo que, mesmo após enfrentar os horrores da guerra, mantinha o sorriso e a alegria de viver. À sombra das mangueiras, a comunidade Kuku me acolheu de braços abertos, e cada celebração era motivo para dança.
**Kajo Keji era um centro importante no Sudão do Sul, o país mais novo do mundo. Em 2017, milhares de pessoas na cidade foram forçadas a se deslocar para acampamentos de refugiados em Uganda, fugindo dos conflitos. O hospital e as escolas foram abandonados, e o local se tornou uma cidade-fantasma.
Em 2022, com a situação de segurança mais estável e atendendo a uma demanda da comunidade, Médicos Sem Fronteiras (MSF) decidiu reabrir o hospital, permitindo o acesso da população a serviços de saúde gratuitos e ajudando a criar condições para que as pessoas retornassem às suas casas.
Em fevereiro de 2023, dez dias antes da minha chegada, o hospital foi inaugurado. Enquanto a equipe de engenharia reformava os prédios abandonados, MSF montou tendas onde funcionariam pronto-socorro, maternidade, enfermaria
clínica e cirúrgica, CTI neonatal e centro cirúrgico.
Em meu primeiro projeto com MSF, meu papel era cuidar dos pacientes pediátricos e dar suporte ao início das atividades no CTI neonatal e na enfermaria pediátrica. No entanto, minha maior contribuição seria capacitar a equipe de profissionais do Sudão do Sul no cuidado com os pacientes, especialmente com os recém-nascidos prematuros. 
Em minha colaboração com médicos, enfermeiros e clínicos do Sudão do Sul, Moi se destacou pela dedicação e pelo entusiasmo em absorver o que eu tinha para compartilhar. Treinei-o para liderar o CTI neonatal após o fim da minha participação no projeto.
O bebê de Stella foi o primeiro recém-nascido de 30 semanas (sete meses e meio de gestação) que recebemos no CTI. Ele pesava apenas 1,5kg e era seu único filho. Antes dele, Stella tivera outros cinco bebês, que faleceram logo após o parto devido à prematuridade. Fragilizada e sem apoio da família e da comunidade, ela já parecia estar sem esperanças.
Em uma longa trajetória sob nossos cuidados médicos, o bebê de Stella recebeu antibióticos, fototerapia (banho de luz), soro por meio venoso e leite materno por sonda. Na segunda semana de vida, a suspeita de uma grave infecção intestinal
quase me fez perder as esperanças também. Recomeçamos os antibióticos e suspendemos a alimentação, de modo que o soro por meio venoso era essencial para que ele pudesse sobreviver. 
E quando ninguém mais conseguia introduzir o cateter na veia do bebê, Moi era o único capaz de salvar o dia. Após alguns dias, o pequeno melhorou e pudemos recomeçar o leite materno.
Na terceira semana de tratamento, meu trabalho de seis meses no Sudão do Sul chegou ao fim e precisei me despedir de Stella e de seu bebê. Ela me deu a honra de escolher o nome de seu filho, e não tive dúvidas: Samuel** (o nome de Moi em inglês).
Após minha volta para o Brasil, toda semana Moi me ligava para me contar sobre os pacientes. E hoje, um mês após meu retorno e após quase dois meses de internação, recebi a notícia de que o bebê de Stella está pesando 2kg,
mamando só no peito e receberá alta!
Ainda há muito o que fazer, mas hoje o mundo está melhor porque Samuel vive!

*Diário de bordo escrito em outubro de 2023.
** Em Kajo Keji, os bebês recebem dois nomes ao nascer: um em kuku, idioma local, e outro em inglês, idioma oficial do Sudão do Sul.

Isabel Aroeira é filha do ubaense Jacques Côdo Aroeira e Inês Pizarro Aroeira
______________

Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
_________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
___________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário