sábado, 18 de janeiro de 2014

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº968 - ANO 4

                                                   


Lígia Aroeira Ferreira

                   
Fique por dentro




MIGUEL BATISTA

































Publicado na Revista FATO/ UBÁ



Elza Marcato



Em dia com a notícia


RECORDANDO

Alguns identificados: Vera Lauria, Naséias Lauria, Campomizzi Filho, Fábio Rezende


Márcia Aroeira Barbosa




Fotos e fatos




O casal Bráulio Barletta Rooke Horta e sua linda esposa Aline

                      ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                    Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
MANGA UBÁ
Arquivo Histórico informa:

Manga Ubá

A “Manga Ubá” é dos mais antigos e espontâneos ícones da cidade. O saboroso fruto identifica Ubá como também a cidade identifica a manga. E não há ubaense que não se orgulhe disso.

A cidade que produz a saborosa mangada carrega a tradição da “memória gustativa” desde a década de 30, conforme registro da historiadora Clotilde Batista Vieira. Em seu livro História de Ubá para as Escolas (1990), Clotilde registra que “(...) a mangada mais saborosa do Brasil, amarela como ouro e saborosa como um manjar do céu, nasceu com Dona Risoleta Costa de Souza, em 1935”.

Nas décadas de 60 e 70, a produção caseira da mangada obteve reconhecimento e projeção com as doceiras da família Martins: Dona Paula Martins Lanna, Dona Glorinha Antunes Martins e Dona Paula Martins Rocha. Posteriormente, teve início a produção industrial, através da empresa FRUTUBÁ, que funcionou no bairro São João.  Nos últimos anos, foram cadastrados no escritório local da EMATER/MG, cerca de 15 agromicroprodutores, que fabricam e comercializam a saborosa mangada da manga de nossa terra.

Na crença de que ações de cultura e educação devem estar interligadas, realizou-se, em 2000, o projeto de educação ambiental intitulado “Campanha da Manga Ubá - Preservar para não acabar. Plante. Não corte!”. Este projeto educativo foi desenvolvido pelo Centro de Estudos Puris, coordenado pelo ambientalista Ronaldo Mazzei, e contou com as parcerias da Prefeitura Municipal de Ubá, da Câmara Municipal de Ubá, do IEF, EMATER, Condema e 38ª  Superintendência Regional de Ensino. Além de um concurso de frases, também constou do projeto a inauguração da primeira unidade demonstrativa, através do plantio de pés de manga Ubá em uma propriedade rural da comunidade de Ubá Pequeno.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, após trabalho de pesquisa, reconheceu a Manga Ubá como “Patrimônio Natural de Ubá” e, desde então, a Mangada da Manga Ubá, registrada como “Patrimônio Imaterial do Município” (Decreto no 4.258, de 13 de Dezembro de 2003).

Fonte: @[100000168557299:2048:Levindo Barros], @[100001412278194:2048:Anderson Moreira], @[100002728650370:2048:Evandro Doriguetto]
______________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário