sexta-feira, 25 de abril de 2014

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1036 - ANO 4




Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro




HOMEM PEIXE

HENRIQUE PISTILLI OLIVEIRA É FILHO DA UBAENSE LÚCIA LÉA DAMIANO PISTILLI 
OLIVEIRA E DE HENRIQUE MARTINS DE OLIVEIRA

Recebemos no Centro Desportivo e Cultural Aragua o atleta Henrique Pistilli,o Homem Peixe do Canal OFF , que ministrou o workshop de bodysurf (técnica que consiste na prática do surf de peito semelhante ao jacaré).
Ministrada por Henrique Pistilli e Flávio Carneiro, professores de bodysurf do projeto Kaha Nalu, que oferece essa modalidade para crianças de baixa renda, entre outras atividades.O objetivo da palestra é ensinar a prática do bodysurf com segurança para evitar o risco de lesões e garantir uma prática saudável, que beneficia o corpo, a mente e a saúde.
Saúde
Para Henrique Pistilli, o bodysurf proporciona os mesmos benefícios da natação porque trabalha todos os grupos musculares do corpo, porém a prática exige muito condicionamento físico e experiência para encarar mares grandes.“Os benefícios podem ser ainda melhores do que a natação, pois permite um contato direto com a natureza e a troca de energia que ela oferece”, completa Pistilli.
Com 35 anos de idade e 23 anos de bodysurf, Pistilli não consegue ficar muito tempo sem sua prática.
Acostumado com mares com ondas grandes e tubulares como Indonésia, Hawaii, Noronha entre outros mares, o homem peixe afirma, que para praticar bodysurf é necessário estar com um bom preparo físico.
Por Letícia Pedroso



Elza Marcato



Fique por dentro


CENTRO DE LAZER
Foto de Samuel Gazolla Lima.

Quase tudo pronto para inauguração...

Espaço público para lazer, cultura, esporte, cursos, oficinas e várias outras atividades.

O local terá biblioteca, quadra coberta, sala de cinema, pista de skate e playground. 

 Oportunidades para nossos jovens!

Fonte: PMU



Márcia Aroeira Barbosa




Fotos e fatos


ARTE












Trabalho da artista plástica ubaense, Lígia Aroeira, em acrílica sobre tela, medindo 1,20m x 2.20m.


                         ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                    Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
MAIS BANDA DE IPANEMA



Leila, a eterna Rainha da Banda de Ipanema

Banda de Ipanema, onde tudo começou
A Banda de Ipanema é a mãe de todas as bandas carnavalescas do país e sua origem já faz parte da história cultural da Cidade Maravilhosa. Conta-se que em 1959 o clima do bairro de Ipanema era de uma cidade de interior. Foi quando Ferdy Carneiro convidou alguns amigos para inaugurar um clube em Ubá (MG), durante o feriado de carnaval.

A turma de amigos, entre eles Albino Pinheiro, Paulo César Saraceni e J. Rui, presenciou uma manifestação carnavalesca tradicional na cidade, realizada pela famosa Banda Philarmônica Embocadura, que pertencia à família de Ferdy. Era uma banda em que os pseudomúsicos saíam trajados de branco e com chapéu de palha, sendo que nenhum deles tocava instrumento algum. Atrás, vinha uma banda de verdade, que animava o carnaval de Ubá, terra de Ary Barroso.

Quando Ferdy e seus amigos voltaram ao Rio, inspirados naquela animada festa que viram em Ubá, decidiram criar a sua própria banda. Designer formado pela Escola Superior de Desenho Industrial, jornalista, programador visual, diretor de arte de agências de propaganda e artista plástico, Ferdy Carneiro, ex-diretor administrativo do Museu Carmem Miranda, falecido em 18 de outubro de 2002, era um mineiro apaixonado pelo Rio, boêmio “de carteirinha”, freqüentador das rodas de samba mais tradicionais e apreciador de bebidas.
Ele trabalhou no teatro e cinema – sua grande paixão – e escreveu no Pasquim. No carnaval de 1965, ano do 4.º Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, tendo como referência aquela banda de Ubá e outras idéias na cabeça, Albino Pinheiro, animador cultural e considerado “o prefeito espiritual da cidade do Rio de Janeiro”, por sua animação e carioquice, o designer Ferdy Carneiro, o cartunista Jaguar, futuro criador do jornal Pasquim, e mais alguns amigos fundaram a Banda de Ipanema. Em um bar, Jaguar fez a lista com os nomes dos integrantes: trinta, ao todo.
Naquela época, primeiro carnaval após o golpe militar, quando era proibido juntar mais de 50 pessoas em local público, a Banda de Ipanema conseguiu reunir cerca de 10 mil foliões. Desde o primeiro desfile, a banda exibe uma faixa com um lema – “Yolhesman Crisbeles” – que sempre intrigou o pessoal do antigo SNI, que deduzia ter ela um significado que, embora obscuro, certamente era subversivo. A expressão enigmática, segundo um cordelista da Estação Pedro II da Central do Brasil, seria o grito do anjo exterminador no dia do Juízo Final. Nascida da combinação de boêmios intelectuais com o espírito dos blocos carnavalescos dos subúrbios, a banda desfila 15 dias antes do carnaval, antecipando a folia carioca.

Sempre teve padrinhos e madrinhas famosos. A este fato, reporta-se Sérgio Cabral, em um seu livro O ABC de Sérgio Cabral, publicado em 1977: “Ser padrinho ou madrinha da Banda de Ipanema é uma grande honra, como se vê pelos nomes escolhidos nesses 12 anos de existência: Clementina de Jesus, Nássara, Eneida de Morais, Bibi Ferreira, Lúcio Rangel, João de Barro, Leila Diniz, Aracy de Almeida, Clara Nunes, João Nogueira, Oscar Niemeyer, Grande Otelo, Martinho da Vila, Nélson Cavaquinho e Cartola”. Em 1976, Albino Pinheiro convidou Beth Carvalho para madrinha. Como ela havia viajado para a Europa, Albino convocou Bibi Ferreira para o lugar. A cantora ficou tão chateada que recusou o convite para ser madrinha do desfile de 1977. “Só aceito em 1978”, disse ela, vingando-se da hesitação do comandante Albino Pinheiro.Nessa época, a banda chegava a desfilar com mais de 20 mil foliões.
 __________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário






Nenhum comentário:

Postar um comentário