sexta-feira, 4 de julho de 2014

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1096 - ANO 4




Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


COMEMORANDO ANIVERSÁRIO




















A jornalista Rafaela Namorato comemorou seus 30 anos no último 20 de junho no Espaço de Festas do DJ Bruno Oliveira. 
A festa foi um misto de alegria, e muita emoção, principalmente quando foi passado para os convidados um vídeo contando a vida de Rafaela. 
Amigos e familiares foram cantar parabéns para esta aniversariante que merece todos os aplausos.

Foto: Cleverson Montanha
Colaboração: Miucha T. Girardi



Elza Marcato



Em dia com a notícia

GASTRONOMIA  MINEIRA
Amanhã, 5 de julho, comemora-se o Dia da Gastronomia Mineira.
Ela surgiu a partir das culturas europeia, africana e indígena.
A mistura dessas culturas adicionaram-se as necessidades de sobrevivência dos  habitantes das antigas vilas mineiras e os insumos naturais da região.
Assim, foi criada uma cozinha criativa diversificada e única, que hoje é elemento de destaque no contexto cultural, social e econômico  de Minas Gerais.
A escolha do Dia da Gastronomia Mineira se deu pela indicação da data de nascimento de Eduardo Frieiro-5 de julho- em reconhecimento de sua colaboração em favor da culinária
mineira.
Autor do livro "Feijão, angu e couve" ensaio sobre a comida dos mineiros, publicado em 1966 pela UFMG.
Eduardo Frieiro foi um autodidata que passou a vida lendo e estudando por conta própria.
Foi tipógrafo, revisor, redator, professor universitário.
Ingressou na Academia Mineira de Letras em 1944.
Parabéns aos   amantes da cozinha mineira!

Fonte:  Jornal estado de Minas - Edson Puiati- Coordenador do curso de culinária da UNA

Márcia Aroeira Barbosa


Fotos e fatos




NA ITÁLIA...

Fernando Condé e a esposa Luciana degustando vinho

                      ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                    Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
Memória de Ubá  - Julho de 2014
Levindo Barros – pesquisa e textos

1º de Julho- 91º aniversário de inauguração do prédio da Escola Estadual “Coronel Camilo Soares”, em Ubá-MG.
O imponente prédio do primeiro Grupo Escolar do município de Ubá – a escola Camilo Soares- foi inaugurado na tarde do dia 1º de Julho de 1923. O prédio da Escola Estadual Coronel Camilo Soares (localizado à Rua Treze de Maio, no centro) é considerado um “bem cultural” tombado pelos conselheiros do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Ubá, no dia 15 de outubro de 2002.
            No dia 1º de Julho de 2014 a comunidade escolar do “Camilo” e a comunidade ubaense comemoram o 91º aniversário de inaguração do prédio da Escola Estadual “Cel. Camilo Soares”.
02 de Julho – 100º aniversário (in memoriam) de nascimento do ilustre Ubaense, Dr. Yvanoff Godinho e Siqueira.
O cidadão Yvanoff Godinho e Siqueira, filho de Messias Siqueira e da professora e escritora dona Leocádia Godinho Siqueira nasceu em Ubá, no dia 02 de julho de 1914. Após cursar o ensino médio no Ginásio Estadual Raul Soares, Yvanoff Godinho seguiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, onde recebeu o diploma do curso de Direito, no ano de 1936.
            Em um discurso na Rádio Club, no dia 31 de janeiro de 1937, Dr Yvanoff Godinho sugeriu o codnome de “Cidade Carinho” para a sua terra natal. O ilustre ubaense Dr. Yvanoff Godinho veio a falecer, prematuramente, aos 26 anos, no ano de 1938.
            Em 2014 a comunidade ubaense reverencia a memória do ilustre ubaense Dr. Yvanoff Godinho e Siqueira pelo seu Centésimo Aniversário de nascimento.
03 de Julho – 157º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Ubá (1857-2014).
03 de Julho – 10º aniversário de Tombamento do Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária de Ubá.
            O conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária de Ubá, localizado á Praça Guido Marliére, passou a ser reconhecido como um “bem cultural Tombado” pelo CPC/Ubá, no dia 03 de Julho de 2004 (Decreto número 4.308), assinado pelo então Prefeito municpal, Dr. Antonio Carlos Jacob.
            O conjunto arquitetônico é composto por um prédio principal da antiga Estação Ferroviária (com área de 1.136,82 metros quadrados); o Edifício Control (com área de 30,38 m2) e o Galpão anexo (com área de 240,00 m2).
03 de Julho – 8º aniversário de Reconhecimento dos Congados Nossa Senhora do Rosário como “Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá”
            Dentro das comemorações dos 149 anos de emancipação político-administrativa do município de Ubá, no ano de 2006, o então Prefeito municipal Dirceu dos Santos Ribeiro, homologou a Deliberação número 01/2005 do CPC, decretando o Registro da Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário como entidade “Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá, reconhecendo-se-lhe a grande importância para a cultura do povo ubaense e assegurando-se-lhe a proteção especial, o incentivo e o apoio especial do Poder Público”.
            A assinatura do Decreto número 4.515 ocorreu no dia 03 de Julho de 2006, durante solenidade cívico-cultural realizada na Praça São Januário, em frente ao prédio do Paço Municipal “Governador Ozanam Coelho”, com a presença dos Congadeiros , sob o comando do Rei Congo Mestre Zinho, além de educadores, autoridades municipais e comunidade ubaense.
            Neste dia 03 de Julho de 2014 a comunidade ubaense deve comemorar o 8º aniversário de Reconhecimento da guarda de Congados Nossa Senhora do Rosário como “Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá”.
10 de Julho – 50º aniversário de inauguração da agência dos CORREIOS de Ubá.
            No dia 10 de Julho de 1964 foi inaugurado o novo prédio da agência dos CORREIOS e Telégrafos de Ubá. Estiveram presentes à solenidade de inauguração o Deputado Federal Dr. Ozanam Coelho, o presidente dos Correios, Antonio Dagmar Lima e o gerente da agência dos Correios de Ubá, Claudionor Gonçalves da Rocha.
            O prédio dos Correios está completando 50 anos de inaguração em 2014. Fica localizado à Rua Vereador Rafael Girardi, no centro de Ubá.


29 de Julho – 31º aniversário da AULE – Academia Ubaense de Letras – (fundada no dia 29 de julho de 1983, pela professora e escritora Clotilde Vieira e por demais escritores ubaenses).
 __________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário






Nenhum comentário:

Postar um comentário