terça-feira, 19 de junho de 2018

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº2095 - ANO 8


  Lígia Aroeira
Escola Virtual
Maria Helena Cunha proprietária da INSPIRE oferece um novo conceito de gestão cultural.
Lena, como é conhecida pelos ubaenses, é filha do saudoso Dr. Mário Cunha(D.Maria), que desempenhou o cargo de Juiz de Direito em Ubá até a sua aposentadoria, deixando um grande legado para a cidade.

_____________________
                  







Elza Marcato
ARTES  DE  ZUÉ
Ubaense confecciona "Brinquedos Vivos."
É na oficina localizada no Bairro José Peluso que o ubaense realiza suas Artes.
Aos 60 anos, JOSUÉ ANDRADE PACHECO, o ZUÉ, se diverte produzindo itens diversos como: cata-ventos, rádios  e a despolpadeira de manga( criação dele) e uma série de objetos são produzidos à base de materiais reciclados.
Em 2016, Josué compartilhou suas habilidades na Escola Municipal Dr. Heitor Peixoto Toledo, onde o ensino é baseado na Pedagogia Waldorf(Método que valoriza o Desenvolvimento Artístico).
Suas peças, que ele chama de "Brinquedos Vivos", continuarão eternizadas na memória de quem conheceu as Artes do Zué.
Ele ainda tem o sonho de confeccionar brinquedos para doação, o que precisaria de apoio Municipal.
Fonte:  Revista Fato
____________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
________________________________________
                     Espaço  Aberto 
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
Banda 22 de Maio comemorou 120 anos (1898-2018) de história cultural com Missa na Matriz de São Januário e Retreta na Praça São Januário
Levindo Barros
         Atuais músicos na frente da sede da Banda na Rua 22 de Maio
Reconhecida como “Patrimônio Cultural imaterial do município de Ubá”, desde o ano de 2006, a centenária corporação musical ubaense Sociedade Musical e Cultura 22 de Maio comemorou seus bem vividos 120 anos na história cultural de Ubá. As comemorações aconteceram no domingo, dia 27 de maio, com participação dos músicos na Santa Missa, na Igreja Matriz de São Januário, celebrada pelo Frei Roberto (Beto) Peluso.
 Após a Missa das 9h, os Músicos da gloriosa 22 de Maio, sob a regência do Maestro Marcelo Marçal, fizeram uma apresentação pública na Praça São Januário. Atualmente com 22 integrantes, o mais jovem músico é o jovem Gilson Júnior (de 16 anos), que toca saxofone tenor e sax alto.  E o integrante com mais tempo na corporação musical é o Sr. Sebastião Valoz David (com 46 anos de banda).


No repertório, composições consagradas da MPB como: “Trem das Onze” (Adoniram Barbosa); “Eu Sei que vou te Amar”  (Vinícius de Moraes e Tom Jobim); “Ainda Bem” (Marisa Monte e Arnaldo Antunes – com arranjos do 1º Sargento Flávio Moreira); “Dobrado Rio Quatrocentão” (Joaquim Naégele); “Eu fico assim sem você” (Claudinho e Bochecha) e o premiado samba-exaltação “AQUARELA do BRASIL”, do genial compositor brasileiro, o ilustre Ubaense Ary Barroso.
Aplaudos do público:
O público prestigiou e aplaudiu a apresentação da Banda 22 de Maio em comemoração aos 120 anos de história cultural. O arquiteto e amigo da Banda 22, Fernando Carneiro Peixoto (Fred) revelou a sua emoção ao rever uma apresentação da centenária corporação musical Ubaense. “A Banda 22 é uma coisa de muita emoção para mim e, acredito, para muitos cidadãos Ubaenses. É uma manifestação artística pura das pessoas simples da cidade. A Banda de Música está nas minhas veias. Então, o que a gente pode fazer a gente apoia esta instituição centenária para manter esse Patrimônio Cultural vivo”.
Maestro Marçal : “A Banda precisa de jovens músicos”
O Maestro Marcelo Marçal ficou satisfeito com a apresentação dos músicos e o apoio do público na apresentação da Praça São Januário. Disse que a Banda 22 precisa renovar o seu quadro, principalmente por jovens músicos. “Eu gostei muito da participação do público! É muito difícil manter o jovem na Banda. Os garotos estão na faixa de 17/18 anos. A Banda 22 precisa de mais jovens músicos. Onde a banda de música chega para uma apresentação, acredito que diminui a violência urbana. Hoje temos motivo para comemorarmos os 120 anos da Banda 22 de Maio sim pois é um Patrimônio Cultural da Cidade de Ubá”.
VALOZ DAVID – 46 anos dedicados à Banda 22 de Maio
A convite do saudoso Maestro Gesualdo Muzitano, o carteiro aposentado Sebastião Valoz David ingressou, oficialmente, nos quadros da Banda 22 de Maio no ano de 1972. São 46 anos ininterruptos dedicados à centenária corporação musical (fundada no ano de 1898). Com muito esforço e com a ajuda de amigos e familiares o Sr. Sebastião Valoz David conseguiu cumprir uma programação de aniversário de 120 anos da Banda 22. “Com as bênçãos de Deus e de Santa Cecília, a gente fica satisfeito de ver estes jovens na Banda. Muito sacrifício sim, mas com a ajuda de cada músico e amigos (Cacau, Teixeirinha, André, Miguel, Marcelo Marçal, minhas meninas, entre outros), estamos todos empenhados em voltar com a nossa Banda 22. Com as bênçãos de Deus e de Santa Cecília, nós vamos conseguir manter a Banda 22 de Maio VIVA”.




Os músicos com Sr. Sebastião Valoz David e Frei Beto Peluso
__________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário