quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2692-ANO 11

Lígia Aroeira


Nosso amigo Zé Carlos Lassi, esposo da querida Laura Cunha, médico por profissão e cantor por paixão, apresenta mais um lindo vídeo.
____________________________________________
Recordando...
















As queridas e inesquecíveis Martha Trajano Girardi e Elce Alvim Carneiro
____________________________________________
      Elza Marcato 
A Família Godinho


Dr. José Augusto Godinho
1915









De acordo com as informações que temos até esta data, o Major Ignacio José Godinho, mineiro de Itaverava e sua esposa D. Thereza Vieira Godinho, fluminense de Cantagalo, tiveram seis filhos, sendo quatro do sexo feminino e dois do sexo masculino. Curiosamente, todos assinavam "Augusto" ou "Augusta", a saber:
O Dr. José Augusto Godinho, que vemos na fotografia anexa e um irmão, falecido ainda criança, com a idade de cinco anos, de nome Joaquim Augusto Godinho, em 16/05/1896, em São Domingos do Prata.
As quatro filhas: Maria Augusta Godinho, Leocádia Augusta Godinho, Heloysa Augusta Godinho e Regina Augusta Godinho, como assinavam quando solteiras. As quatro irmãs estudavam na Escola Normal de Barbacena. Uma delas, Heloysa Augusta Godinho, faleceu com idade de dezessete anos, em 1899, sendo sepultada em São Domingos do Prata.
Há pouco tempo alguém questionou sobre qual das quatro filhas quem seria então a Sra. Zita Godinho, várias vezes mencionada nos textos históricos de Ubá ?
Como não há nenhuma menção a uma quinta irmã, quando cheguei à informação sobre o falecimento de Heloysa, entendi que, por eliminação, que Zita Godinho só poderia ser Maria Augusta Godinho. Assim sendo, quando a família se transferiu para Ubá, vieram os pais: Major Ignacio José Godinho e D. Thereza Vieira Godinho e os quatro filhos: José Augusto Godinho e suas irmãs: Maria Augusta Godinho (Zita), Leocádia Augusta Godinho e Regina Augusta Godinho.
O Dr. José Augusto Godinho formou-se em Medicina em 1911, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 31 de março de 1913, casou-se em Juiz de Fora, com a Srtª Regina Augusta Massena, dileta filha do Dr. João Massena, redator do "Jornal do Comércio" daquela cidade.
D. Leocádia Godinho Siqueira e D. Regina Godinho Fernandes (nomes de casadas), são patronas, respectivamente, das cadeiras 15 e 16, da AULE - Academia Ubaense de Letras.
_____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
                     Espaço  Aberto










__________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

____________________________________
  


2 comentários:

  1. Grato Lígia Aroeira, seu blog é muito bom, grato também por divulgar meu serviço.
    Vamos trabalhar
    Consultor em Mkt, Designer Gráfico e Vendedor.
    https://bit.ly/FaleComGeraldoMagela
    clique aqui ☝ ☝ ☝

    ResponderExcluir
  2. Ligia, como sempre uma escrita de alta qualidade sobre fatos e pessoas de nossa querida Ubá. Sinto-me honrado e lisonjeado com sua lembrança sobre minhas músicas. Forte abraço. José Carlos Lassi

    ResponderExcluir