terça-feira, 29 de abril de 2025

"UBÁNOTÍCIAS"POSTAGEM N°3559-ANO 14


Lígia Aroeira
UNIFAGOC


Parabéns a todos gestores da instituição!
Os ubaenses estão orgulhosos desta classificação.
Sucesso sempre! 
 Atenção!




















_________________________

Elza Marcato
Apresentação em Ubá


















A dupla Sertaneja CRISTINAS, formada pelas irmãs Cristina e Cristiane, será a atração de abertura do show de LOUANA PRADO em UBÁ, no dia 20/5/25.
O evento celebra os 19 anos da Rádio Líder - FM103.5 
A dupla é natural de Teófilo Otoni/M.G 

Fonte: Jornal "O Noticiário"
__________________________
ESPAÇO ABERTO
Tropas em Ubá
Telhado da casa na rua 15 de novembro atingido por uma bomba 
Foto: Celidônio Mazzei

Foi diante desse contexto que o Batalhão da Polícia sediado em Juiz de Fora, não podendo enfrentar as forças da 4ª Região Militar, comandada por Getúlio Vargas, retirou-se para Ubá, alojando-se na Fazenda das Palmeiras de propriedade da família do Dr. Levindo Coelho, contrário ao golpe. Lá ficaram acampadas as tropas do exército da Aliança Liberal enquanto o Comando ficou alojado no antigo Grand Hotel, na Praça da Guido Marliére. 

Há exatos 93 anos, em 3 de outubro de 1930, aviões do governo sobrevoaram a cidade e um deles passou voando à baixa altura sobre a Fazenda das Palmeiras. Um dos soldados acampados na localidade, Maury Martins de Oliveira, disparou um tiro contra o avião, com o intuito de abatê-lo. Foi o sinal de alarme. Em represália os aviões começaram a jogar bombas sobre a cidade, tendo sido várias contra a própria fazenda e mais três no centro de Ubá. Uma caiu sobre o teto da Igreja Matriz do Rosário, esfacelando-o, outra atingiu uma casa na rua 15 de Novembro e a terceira, que não explodiu, atingiu o cemitério. Por milagre, não houve vítimas
Com as explosões das bombas, o terror se apossou dos habitantes da cidade. Muitos fugiram, às vezes sem destino e sem rumo. Ubá ficou literalmente vazia e as fazendas da região se encheram. As estradas se povoaram de homens, mulheres e crianças levando utensílios, e roupas eram vistas aos montes. Poucos moradores resistiram, como o Padre Belchior e alguns estudantes da Escola de Farmácia e Odontologia.

Fonte: Arquivo Historiador Miguel Arcanjo, História Geral da Aeronáutica Brasileira e Cultura Brasil
(Continua amanhã)
______________________________________
Não postamos o blog "UBÁNOTÍCIAS" sábado, domingo e feriados
_________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
___________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Um comentário:

  1. Quero comentar com mais tempo depois, mas adianto que li, e com a devida atenção, mais esta edição do blog ubanoticias, que inteira a gente de muitos fatos. Cumprimento a equipe por manter tão digno de elogios o seu brilhante trabalho. Parabenizo todos os homenageados nesse Nº do ubanoticias, como também os dito homenageados pelas diversas matérias nele postadas. Por fim, deixo um agradecimento especial pela publicação de mais um Nº do nosso "Djaôj...". Acadêmicas Lígia e Elza, minhas confreiras da AULE: estendo minhas saudações acadêmicas a todos que de alguma forma contribuem para a manutenção, o funcionamento e a continuidade da existência desse blog ubanoticias, que mantém-se como fonte melhor e mais segura de consulta pelos ubaenses. De Ubá, Estevam, da AULE. Agora, P.S.: que coisa bonita lembrar que fui colega do sr. Rubens na Caixa (ele já aposentado) e saber que D. Amélia Aroeira foi professora do Dr. Euclides, irmão do ator global ubaense Mauro Mendonça. Tanta nobreza ajuda a explicar o bairrismo de se ser de Ubá.

    ResponderExcluir