domingo, 24 de junho de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº510 - ANO 2




Lígia Aroeira Ferreira


Fique por dentro


Ubá que deu certo


Colaboração: Helder Carneiro
                                               


Elza Marcatto



Em dia com a notícia




ANOTAÇÕES DO DIÁRIO DE D.PEDRO COMPROVAM SUA PASSAGEM POR UBÁ



29 de abril de 1881 (6a fa) —037Guardei para a volta minha visita a Ubá. Na estação além de muitos vivas sérios ouvi um — viva o pataco038
Continuei para S. Geraldo chegando a Ponte Nova etc. Poucas casas quase todas feitas depois da abertura da estação em janeiro de 1880. Andei pela povoação nascente e regressei. O arraial do Presídio 039 tem muitas casas e quintais.
Às 6h ¼ chegada ao ponto de onde fomos em trole até à fazenda do Cesário Alvim 040. A mulher é neta do Calado 041 e a mãe brincou com as minhas manas. Os filhos são muito bonitos e inteligentes e instruídos para sua tenra idade — Guiomar, Ida, Sílvia 042 e José. Conhecia-os de Petrópolis.
Tomei banho de todo corpo sendo a água tépida. Conversei e logo que me chamaram para o jantar aí fui. Depois conversei, vi a procissão de colonos italianos com archotes. Falei-lhes e ao padre Filó que os dirige. Tocou gaita de foles, cantou um e 2 dançaram. São quase todos da província de Salerno.
São 10h. Vou descansar. Andaram-se hoje 2 ´ 31 (extensão do ramal de Pirapetinga e 203 de Volta Grande aqui = 265). Da estrada de ferro viemos em trole até à fazenda. Atravessa o bosque. Chegada aqui seriam 6h ½. A frente da casa que é boa estava lindamente iluminada.
Muito boa banda de música vinda de Ubá. O oficlide tocou muito bem umas variações. No Pântano a banda era de escravos de casa. Tocou muito bem.
Cesário Alvim colhe 9.000 arrobas de café por ano e emprega na colheita, principalmente braços livres. Está montando um engenho central de café na cidade de Ubá prepara até 600 mil arrobas por dia. Outro foi montado no Presídio por Lynch engenheiro do Gás do Rio.
São 11h. Tenho muito sono.

30 de abril de 1881 (sábado) — 5 ½ já tomei banho de queda d’água — muito agradável. Arranjei papéis. Saio às 5 ¾. Partida pouco depois das 6h no trem que chega daí a pouco a Ubá. Cidade menor que o arraial do Inficionado. Igreja vasta. Casa da Câmara e cadeia grande, mas está só com o livro de entradas mal escriturado; padrões métricos para um lado e no chão do quarto das testemunhas. Mandei tirar a gargalheira a 2 presos.
Colégio de meninas 31. Não me pareceu mau. Aula pública de meninas. Péssima casa. A professora mulher do agente do correio apronta sala em casa própria porque tem internos que lhe pagam. Ela recebe os vencimentos de 80$000 mensais e nada para casa.
O irmão do Lynch disse-me que o engenho do irmão, que trabalha no presídio é provisório. Foi aquele Lynch que estudou a passagem da serra de S. Geraldo onde disse-me que são precisos 2 túneis pequenos 043, sendo a despesa total dessa passagem de 2 a 3000 contos. Falei ao antigo deputado João Carlos Moreira presidente da Câmara Municipal e ao deputado Carlos Peixoto. 044
A Imperatriz descansou depois da oração na igreja em casa do médico Esteves Brás. De trole à estação de onde parti às 8h. Parou-se minutos na estação do Diamante por causa do Daniel 045 que cultiva perto daí e prepara o conhecido fumo em rolo. Falei-lhe assim como ao sogro do filho dele, Antônio Gomes Pereira que ofereceu excelente café.

                                       


Andréa M.Vieira Occhi






Faça seu estilo


ADOLESCENTES ENFRENTAM FRIO 
                        Mª Clara Aroeira Barbosa Martins(centro) com amigos em Oxford


Mª Clara é filha de Juarez Martins e Eliane Aroeira Barbosa Martins
Neta de Eduardo Alvim Barbosa e Sônia Aroeira Barbosa
                       ESPAÇO ABERTO
  ANTIGO CORETO DA PRAÇA GUIDO MARLIÉRE



Nenhum comentário:

Postar um comentário