quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1179 - ANO 4


                                  

Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


DR. LEVINDO COELHO

MÉDICO, EDUCADOR E SENADOR DA REPÚBLICA
*Levindo Barros

            Levindo Eduardo Coelho, uma das mais nobres e reverenciadas figuras da política de Minas Gerais, se vivo fosse, estaria completando 143, em 13 de outubro de 2014.
Nascido em Catas Altas da Noruega (MG) o ilustre cidadão escolheu Ubá como solo sagrado para morar e constituir família.
Casou-se com Antonina Gonçalves com quem teve 13 filhos: Antonina, Maria de Lourdes (Tia Ude); Maria Aparecida(Tida); Ozanam; Eduardo; Maria Helena (Leninha); Maria da Piedade; Loreto; Adoremus; Maria Helvécia(Vecinha); Maria da Glória; Dora; Hélcio e muitos netos e bisnetos.

Médico humanista e ilustre político de nossa região da Mata Mineira ocupando vários cargos: de Prefeito Municipal a Senador da República além de ter sido Educador do Ginásio ""São José", Ginásio Mineiro "Raul Soares" e Escola de "Pharmácia e Odontologia de Ubá".
Teve participação ativa em vários empreendimentos de progresso social e cultural em Ubá, como por exemplo, a instalação e crescimento do Colégio "Sacré-Coeur de Marie".

De Catas Altas da Noruega, Levindo Coelho veio para a região de Ubá, onde passou parte de sua infância com seus tios maternos Custódia Coelho de Moraes e João de Moraes, em Rodeiro, Serra da Onça (Guidoval) e Ubá.
Em 1884 foi para Ouro Preto completar os estudos e iniciou sua carreira de Magistério, dando aulas aos colegas e outros alunos, para custear seus estudos na então capital mineira.

Em 1895, candidatou-se a uma vaga na cadeira da disciplina Farmacologia, na Escola de Farmácia de Ouro Preto, onde foi admitido como Educador. 
Posteriormente, graduado em Farmácia, demonstrou grande aptidão para a Medicina. Matriculou-se na Escola de medicina do estado da Bahia. Em 1899 transferiu seus estudos para o Rio de Janeiro, onde se formou em 1903.

Nesse mesmo ano(1903)retorna a Ouro Preto, onde foi recebido pelos seus colegas professores e o padre José Tobias da Silva, com solene “Te-Deum”, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no dia 15 de fevereiro de 1903. Após a solenidade religiosa, foi conduzido em passeata, acompanhado pelo padre, professores do Colégio Mineiro e a Banda de Música até a sua residência, onde também o aguardavam seus familiares e amigos.

Ao aproximar-se dos 90 anos de idade, em “pobreza franciscana”, o senador veio a falecer em Ubá, no dia 06 de junho de 1961, “na terra em que o destino lhe reservara para viver".

* Jornalista


Elza Marcato




Em dia com a notícia



CHEGANDO EM UBÁ 
Em Ouro Preto, Levindo Coelho era muito amigo do ubaense Dr. José Januário Carneiro (Dr. Fécas), que pretendia fundar um Educandário em Ubá e desejou ter Dr.Levindo como professor. 
Em 24 de junho de 1903, chega a Ubá, onde foi recebido com honras especiais pelo Chefe do Executivo Municipal (cargo referente ao de Prefeito), Dr. Carlos Brandão; além de Martinho Freire de Andrada e Januário Martins da Costa.
           
Em 1910 fundou o jornal católico “O Movimento”, fato que contribuiu para ganhar a confiança e simpatia dos Bispos de Minas Gerais que, posteriormente, indicaram seu nome para concorrer a uma vaga ao Senado da República, por Minas Gerais. 
Como representante católico, ele foi eleito ao Senado em 1916, com grande votação em Minas Gerais.

Em 1914, Raul Soares de Moura vem a Ubá e o convida para  assumir a chefia da política municipal, entregue ás lutas partidárias. Foi o escolhido para pacificar a violência reinante.
Em 1914, compra o jornal FOLHA do POVO com o objetivo de divulgação política. Nesse jornal, colaborou até retirar-se completamente da política, depois da morte de sua esposa, dona Antonina Gonçalves Coelho – “Vovó Tunica”- ocorrida em agosto de 1957.

Fonte: Pesquisa Jornalista Levindo Barros



Márcia Aroeira Barbosa



Fotos e fatos



O CASAL








                       



Dr.Levindo e D.Tunica
                        
                         ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá, meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                    Olympio Coutinho
__________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
MUITAS HOMENAGENS
Palavras do Senador Gustavo Capanema: “A mentalidade de Levindo Coelho era uma árvore no terreno da sabedoria Cristã, íntegra e irredutível. A lição que decorre da vida desse Mestre em Política é que sobre as razões do Estado prevalece a Lei de Deus. O primado pertence às razões morais”.  

Já o jornalista Nertan Macedo retratou o ilustre Senador mineiro, representante de Ubá, como “O Monge Levindo”.


Foi agraciado com a condecoração de "São Gregório Magno”, enviada pelo Papa Pio XII e com a “Medalha da Inconfidência”
           
No livro “Minha Vida e Meus Atos” (livro de memórias escrito pelo senador Levindo Coelho), Aloísio Leite Guimarães e Maria Helena Coelho Toledo assim sintetizaram sua vida do: “Poucos como ele poderão repetir o que o grande São Paulo de si mesmo dissera, na carta a Timóteo. “Combati o bom combate, terminei a minha tarefa, guardei a fé”.

A municipalidade Ubaense prestou diversas homenagens a sua memória como a inauguração de um busto na Praça São Januário; denominação de Escola Estadual “Senador Levindo Coelho”.
No dia 13 de outubro de 1970, o então prefeito Narciso Michelli inaugura a Escola Infantil Municipal “Antonina Gonçalves Coelho”, no prédio onde residiu a família Coelho, na Avenida Raul Soares, nº 226, centro de Ubá.

Também merece registro a inauguração da Capela São Miguel e Almas, em 13 de outubro de 1922, na centenária Fazenda das Palmeiras/Ubá-MG.
__________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário








Nenhum comentário:

Postar um comentário