sábado, 19 de dezembro de 2015

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1524 - ANO 5

         
                         



Lígia Aroeira Ferreira


FIQUE POR DENTRO



OTAVIANO JANUZZI ROCHA (TABELA)
Meuzamigos,

Envio esta foto que o Tabela, há pouco tempo, me chamando da janela onde ficava vendo "a banda passar", me emprestou, falando com aquele voz rápida, melhor rapidíssima, que a gente nem entendia: "Vai lá, faça uma cópia desta fotografia e amanhã vc vem aqui e me devolva!".
Puz a foto na net, hoje todo mundo a conhece:
No Bar do Sô Silvio Caneschi, o famoso "Buchante", tava lá: O próprio Sô Silvio Caneschi, e seu filho Eduardo, o "Rupiado", segurando a placa famosa.
Assentados na mesa, a partir da esquerda, Gesualdo Musitano, o Gesú, músico e maestro da Banda 22 de Maio, Márcio Souza, o Corujão, tomando uma "no bico", Expedito Collares Filho, Dito - agora o único aqui neste mundo dos nossos, se cuida Dito, agora é que mais do que nunca preciso revê-lo!!!, buscar a hélice de avião que ficava na parede do seu quarto, e que vc prometeu pra Bebeth que vai me presentear com ela - Antonio Araújo Andrade, o professor Toninho Preguiça, e o Otaviano, em forma, como um dos melhores jogadores de futebol que Ubá já teve!!!
Abrazatodos,
Fernando Afonso (filho do Dr. Floriano Peixoto e D. Paula)



Elza Marcato



EM DIA COM A NOTÍCIA


TABELA PARTIU... DEIXA SAUDADE
Poizé,
ontem fomos despedir do Otaviano. Encontramos lá o rebanho. Alguns dos Rocha, vários até, alguns dos Carneiros, poucos, e muitos amigos.
Quando vou à uma ocasião dessas, consulto "O Livro".
Há menos de uma semana atrás, fui despedir também da Menininha, vizinha aqui do lado da Rua Santa Cruz, mãe do nossos "parentes" - primos de verdade, do 4º grau - Tantico, do açougue, filho do já falecido Zito Ruela, que abasteceu a vida toda os pratos de carne da Dona Paula, do Bráz, do Otaviano, dentista, e do Teófilo, pediatra que junto com o Dr. Ivahir cuidou dos meus filhos Daniel e Alice.
Para o velório da Menininha, domingo passado, li a página do livro, na qual mostra ela como filha de Antonina, filha esta da Tia Antonina, como minha mãe falava, pois era esta irmã da vovó Maricota.
Tia Antonina, se casou com Otaviano da Rocha.
Estou aqui para mostrar para vcs este ramo dos nossos parentes próximos:
Tia Antonina Martins da Costa, irmã da vovó Maricota, casou-se em 1873 com Otaviano da Rocha.
Tiveram os filhos:
- Maria cc  Luiz Martins (e aí vai a descendência, os Martins da Martins Couros,   a Perila, os Goiabada e Marmelada, a Maria dos Anjos, o Luiz Cândido, a Maria do Carmo - Dú, o Geraldo, etc...
- Cecília cc Onofre Rocha, que sei algum descendente, mas aqui não lembro.
- Daniel cc Maria Vieira,
- Auta cc Ananias Teixeira, pais do Elton, do José Cristóvão, do Newton, que foram os fundadores junto com Tio Agostinho Carneiro do Curtume Santa Matilde, e que os filhos aqui estão conosco em Ubá e que fazem parte do nosso círculo de amizades,
-José, cc Alzira Silveira, o Sô Nêgo Rocha, da  Casa Rocha, cujos descendentes não precisamos nem descrever, de táo conhecidos...
- Antonina cc com Lindolfo Costa, pais da recém falecida , domingo passado, Menininha, do Teodoro Rocha, corretor de imóveis, da Élvia, da Carminha, moradoras da Santa Cruz, "parede meia" com a Padaria São João Batista, dentre tantos,
- Guiomar cc Antero Barroso, dentista, professor do Gymnásio São José e da Escola de Pharmácia de Odontologia de Ubá,
Otaviano, cc Boandina de Moura,
- Simpliciano (Pirico), cc Célia Januzzi, pais do Murilo, Flavio, Otaviano, (Tabela), Célio, Graçinha, Celinha Rocha, entre outros...
- Hermínio, cc Nair da Costa Cruz, médico oftamologista, teve seu consultório em Ubá, próximo à praça da Independência, depois mudou-se para Juiz de Fora.
- Sílvia
- Elvina
- Maria de Lourdes, cc José Salles Collares, do "Abacatinho", pais de toda uma geração de nossos amigos queridos...



Márcia Aroeira Barbosa



FOTOS E FATOS


ADEUS














Otaviano  Januzzi Rocha (Tabela)                         
                          
                             ESPAÇO ABERTO
É como um sonho encantado
que não termina jamais:
Ubá meu berço incrustado
dentro de Minas Gerais.
                                       Olympio Coutinho

________________________________________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
________________________________________________________________
Este blog é para integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com
__________________________________________________________ 
CORRESPONDÊNCIAS

Eliésse, Ní, Cristiano, Maria José,
Tomo a liberdade de enviar para todos aqueles para quem participei o falecimento do Otaviano, a nossa troca de mensagens.
Creio que todos saberão apreciar.
Espero que, como o Ní escreveu para sua irmã Maria José, eu tenha com isso conseguido fazer mais um pouco do que gosto: ser muito grato com minha família, meus tios, primos, e como dizia meu pai, com os "parentes", aqueles à quem ele referia como primos mais distantes.
Não importa se são primos diretos, parentes mais distantes, aqui na roça, a gente vê nossos traços, nossas semelhanças, em todos, muito frequentemente.
Minha mãe também, Ní, me aproximou muito dos conhecimentos da história de nossa família. Da vovó Maricota, da vovó Tintinha, do Piranga, do Calambau, e lá pela serra acima.
Abrazatodos,


Fernando Afonso.
                                                  XXXXXXXXXXXXXXX

Obrigada pela bela descritiva. Acho q lembro de quase todos... tenho um retrato do Otaviano q Marcello sempre diz q ele era apaixonado pela Anamares Teixeira...
Como faco pela m fé.. rezei por ele. Dele tenho grata recordacoes... inclusive qdo datilografou para papai qdo ele quebrou a mao no foro.... isso é outro caso...
Obrigada e bj da sua irma, Eliésse.  

Depois escrevo mais. Mas gosto de ler o q me escreve 
                                                      XXXXXXXXXXXXXX                                                    

Caro Fernando Afonso,
Bela foto essa...já a conhecia...Antológica.
Realmente foi uma grande perda essa o falecimento do Tabela (meu primo em 2º grau) – estamos aí no tronco de Daniel e Maria Vieira.
Figura simpática, brincalhão, bom de bola, tabelião, etc

Foi bom também seu e-mail, pois não sabia do falecimento da Menininha (prima 1º da mamãe) – mãe do Tantico, que me chama de primo, sempre que vou ao seu açougue
comprar uma barriga de porco recheada, que é uma delícia.
Abs
José Christiano Machado (Crico)
                                                    XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Alô Fernando Afonso,

Muito obrigado pelo envio desta verdadeira árvore genealógica da qual eu participo. Todos os nomes que você citou são meus tios e primos, inclusive a Menininha e o Otaviano, o Tabela. Venho do casal Daniel (Didico Rocha) x Maria Vieira que tiveram 7 filhos, entre eles mamãe, prima em 2º grau da D. Paula. Acho que você conhece, além dos meus irmãos, o Antônio Daniel e Zulma, filhos da tia Alda; o Márzio, Marly, Marluce, Mauro e Maurício Haikal, filhos da tia Tonica; e os outros (muitos) creio que você não conhece porque foram criados fora de Ubá.

Seu e-mail me encheu de saudade dessa gente toda. Muito obrigado pelo presente.

Abração,

Neé.
                                                        XXXXXXXXXXXXXXXXX

J. Daniel,

Que legal, ler isso tudo! Para completar:Daniel casou com Maria Vieira e tiveram os filhos: Zé, Martinho, Mário, Fia, Tunica, Pedro, Alda e Tatão. Desses 8 filhos, tem apenas 2 vivas, Alda e Fia, que se encontram em casa de idosos.!( Bem acho que Tia Alda está tb.)

   Mamãe (Fia) com 95 anos , em 10 meses, perdeu 5 primos ( que eu fiquei sabendo) São eles: Geraldo e Antonina ( Tio Sô Nego) Marilda e Tabela ( Tio Pirico) e Menininha (Tia Tuniquinha). Mamãe é a que está vivendo mais dessa prole toda : Otaviano e Antonina. Viva D. Fia e sua saúde!.

   Graças a mamãe, pelo amor e consideração que tinha com sua família , conheço quase todos e com os respectivos nomes dos Rochas e Vieiras.Por que? Ela sempre falava neles, sempre tinha alguma coisa "Boa"  pra contar deles, eu fazia visitas ,com ela, em suas casas e recebia as visitas de suas tias e primas aqui em casa.Pois é,  herdei o amor e a proximidade da mamãe , com sua família.Eu me orgulho  e sou feliz por isso.

   Vou agora , aleatoriamente,pegar um dos nossos tios, filho do Cel. Otaviano da Rocha e listar os seus filhos: TIO Sô Nego: Geciléia,Dalton, Geraldo(+) João Hélio, Dilson(+) Fernando(+) Antonina(+) Fatinha, Marta, Tarcísio e Celina. Se esqueci algum, é a minha idade avançada.Quantas e quantas vezes eu fui na casa do Tio Sonego e da Tia Alzira, fazer visitas com a mamãe.Ia fazendo rodízio,cada final de semana, na casa de um.Até em ligação, já fui algumas vezes , na fazenda do Tio Pirico. Isso não é bonito d+++++?

   A mesma coisa acontecia com os Vieiras,família da minha amada e inesquecível vovó Maria. Rumo Vila casal ! Lá visitava Tio Mário e Tia Olívia. Tia Lica e Tio Toninho! Que delícia que era: Tomar o cafezinho com broa, biscoitinho e jogar conversa fora.Sempre fui de pouca conversa , mas prestava atenção em tudo e principalmente no prazer e na alegria da mamãe de estar com os tios. Quem nunca ouviu falar na tia Penha?Morava no Rio , completamente lelé da cuca. Ficava hospedada na nossa casa e mamãe tinha a maior paciência com ela. Quem nunca ouviu falar da Pitita cabrita?Pergunta Daniel , Márcia e eu que nós sabemos. Quem nunca ouviu falar do Vovó Vieira? Mamãe sempre fazia arroz doce pra ele, quando vinha aqui em casa.A semelhança do Mauro com ele.Gente, isso é uma preciosidade!Bom a bem da verdade, eu nem sei porque estou lembrando e escrevendo isso tudo.Será saudade da minha mãe? Será a morte do Tabela? Será a importância que sempre dei a isso? Mamãe ama muito sua família Rocha e Vieira. e me ensinou a considerar todos eles. Isso é muito difícil, hoje.Vamos falar nos nossos familiares, com nossos filhos, é muito importante! Ainda tem tempo!!!Ah! Quem nunca ouviu falar do Heitor cidadão, Carlinho, Zé Triste, Beleca, Dedé, Lourdes do Olavo, Enilo, A Paula do Jarbas( Era o exemplo de vida pra mamãe. Era o modelo de vida , o caminho certo pra Vera e pra mim.) Coisa boa e linda recordar disso tudo. Família êh...Família Ah...Família!! Adorooo!!!

   Como disse vc: Saudades dessa gente toda!!!

   Quem nunca ouviu falar do Tabela???Gente Boa!!!

Maria José Machado de Souza
                                            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Alô Maria José,
Otaviano, por tabela, despertou a sua emoção. O mensageiro foi Fernando Afonso, nosso parente e amigo. Que bonito! Também tenho todos os sentimentos familiares que mamãe nos transferiu. Sou, da mesma forma, grato à ela por esta herança. Desde que me entendo por gente ouço mamãe se referir com carinho à Tia Maricota, Vovô Otaviano, Tia Tita, Olavo da Lourdes, Tia Boadina, Nenê da Tia Toniquinha, Tio Pirico,  etc e tal. Nem de longe tenho a dedicação que ela possui por nossos familiares, mas, seu exemplo ficará para sempre. Engraçado que ela tinha, e continua tendo, um enorme carinho com os familiares de papai, igualmente transferido a nós. Puxa-vida, também estou ficando emocionado como o quê. 

Vou mandar cópia do seu e-mail para o Fernando Afonso para que ele saiba do bem que nos fez. Vamos inclui-lo entre os que devemos gratidão.

Abração e continue lembrando; este nosso patrimônio mais íntimo!

José Daniel
__________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (escreva na janela aberta)
-Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário
__________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário