sexta-feira, 18 de novembro de 2016

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº1754 - ANO 6


  Lígia Aroeira
Danilo Vieira Júnior

O ubaense Danilo recebeu homenagem pelo reconhecimento do trabalho realizado na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Paraíba do Sul.
O evento aconteceu no Palácio Guanabara e contou com as presenças de muitas autoridades.
Danilo é filho dos conterrâneos  Danilo Vieira e da saudosa Elcy Brandão Vieira.
_________________________________________________
Mª Cláudia Silveira Mello 
M. Cláudia é filha dos queridos amigos Wagner de Mello e Ana Mª Carneiro S. de Mello
___________________________________________________
Elza Marcato
Ubá em Pauta
Aconteceu em Ubá a Reunião de Monitoramento e Avaliação do Segundo Quadrimestre das Ações de Vigilância à Saúde.
Estiveram presentes na Secretaria Municipal de Saúde, gestores desta Secretaria e Equipe Técnica da Gerência Regional de Saúde - GRS.
Trata-se do monitoramento das ações do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais que visa a descentralização de ações de prevenção , proteção e promoção da Saúde para os Municípios .
A avaliação contempla os eixos da Promoção à Saúde, Vigilância Ambiental, saúde do trabalhador, Epidemiológica e Vigilância Sanitária.
Fonte:  Assessoria de Comunicação da P.M.U
____________________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
______________________________________________________________
                     Espaço  Aberto 
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
_______________________________________________________________
Este blog é para integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com
________________________________________________________
Ubá dá adeus a Affonso de Paula Baptista (85 anos)
Levindo Barros
Segundo o ditado popular, “Deus chama as pessoas boas primeiro”. Este ditado pode ser aplicado ao Cidadão de Bem Ubaense Affonso de Paula Baptista. Ubá mais uma vez acordou no Dia de Finados (02 de novembro) triste com a notícia da morte repentina de Affonso de Paula Baptista (85 anos). Funcionário aposentado dos Correios e Telégrafos, Affonso Batista era considerado um homem de bem, um porta-voz das pessoas mais simples que encontravam dificuldades para garantir seus direitos sociais. Assim como lutaram em prol das causas sociais, homens como Francisco Xavier Pereira, Antônio Jacob da Paixão Carneiro e Santinho Barreto, Affonso de Paula Baptista também era um lutador em favor das causas sociais, ambientais e culturais de sua terra natal Ubá – Cidade Carinho. A Câmara Municipal de Ubá aprovou, por unanimidade, uma Moção de Pesar pelo falecimento do cidadão de bem Affonso de Paula Baptista ( 1931- 2016).
Em entrevista ao jornal GAZETA REGJORNAL (em 2006), Affonso de Paula Baptista nos contou um pouco de sua história de vida.   Nasceu em Ubá, aos 9 (nove) dias do mês de agosto de 1931, na comunidade conhecida como “Corte Grande”. Era filho de Sebastião de Paula Baptista (pedreiro  e construtor em Ubá) e de Eliza Abranches Baptista. Getulista doentes, seu pai exerceu o cargo de Vereador à CMU, tendo sido um dos mais votados em várias legislaturas. A mãe de Affonso, dona Eliza, teve onze (11) filhos, dos quais quatro gêmeos. 
Infância com brincadeiras saudáveis – Affonso Batista revelou ao GR que teve uma infância sadia, vivida entre a praça da Independência e a praça do Rosário. “A minha infância eu vivi junto com grandes amigos como Talú Mazzei (fotógrafo), o Fausto Durso (hoje residindo em BH), o Edgar Ibrahim Elias, o Bituca, Arlindo Mariano dos Prazeres. Me recordo que existia um comerciante na Pracinha da Igrejinha São José (atual praça da Independência) e a nossa turma ficava com espelho na mão colocando o raio de sol refletido no espelho no rosto dele. Ele ficava uma fera com agente. E agente se divertia com essas brincadeiras saudáveis”. Outra lembrança saudável contada pelo já saudoso Affonso Baptista ao Gazeta é a história do cachorro Macalé que o acompanhava pelas ruas afora quando era Carteiro. “Um certo dia, entregando carta, o Macalé foi me acompanhando até o Grande Hotel (praça Guido Marlière). Eu fui entregar uma correspondência ao Sr. Daniel Fagundes e lá dentro tinha um gato. Quando o Macalé viu o gato, saiu correndo atrás do gato e eu tive que sair depressa com a bicicleta dos Correios. E não soube do resultado daquela cena do cachorro Macalé correndo atrás do gato, dentro do restaurante do Grande Hotel, do Sr. Daniel Fagundes”.
            Os estudos: Affonso Baptista era de uma geração de ubaenses que sempre sentiu orgulho de dizer que estudou no Grupo Escolar Coronel Camilo Soares. “Tenho saudades das professoras Maria do Carmo Andrade e da dona Nair Cabido. Além das professoras de Música: dona Conceição Caputo, dona Carminha Resende e dona Cecília. O diretor do Camilo Soares na minha época era o professor Artur Napoleão Pereira. Tempo bom esse do Primário no Grupo Escolar Cel. Camilo Soares!”, lembrou. O curso Ginasial cursou no Ginásio Mineiro.
            A Família de Affonso Baptista e dona Iraci: “Conheci a Iraci dos Santos numa circunstância interessante: foi num Parque de Diversões. Eu namorando uma moça e ela passava e mexia comigo e oferecia música para mil lá no Parque de Diversões. Um belo dia, entregando carta na casa dos Crispi, gritei Correios e então ela chegou. Ela foi criada com a família Crispi e de lá saiu para se casar. Aí começamos o namoro, tudo direitinho. Eu me casei com idade de 26 anos e a minha esposa Iraci com idade de 25 anos. O nosso casamento foi no dia 23 de novembro de 1957, na Matriz de São Januário e o celebrante foi o Frei Cornélio”. O casal teve cinco filhos: Afonso Júnior, Cláudia, Norma Baptista Fróes e Valéria. São sete netos: Gabriel, Felipe, Rafael, Juliana, Carolina, Isaac e Cassiano.
            A vida profissional: Affonso Baptista ingressou na empresa Correios e Telégrafos, em forma de testes escolares (em março de 1948), nas funções de mensageiro. Ainda no ano de 1948 passou a exercer as funções de Carteiro. Em 1950 prestou concurso público de provas e títulos para o cargo de Telegrafista, concurso de âmbito nacional, conseguindo êxito no concurso público, sendo aprovado em 58º lugar. Foram nomeados 30 aprovados e um grupo de concursados da região se organizou para ir ao Rio de Janeiro conversar com o governador Roberto Silveira, solicitando apoio junto ao presidente da República Juscelino Kubsticheck publicação de novas nomeações. Posteriormente saiu publicada as novas nomeações para os Correios e Telégrafos, inclusive a de Affonso de Paula Baptista. Trabalhou nas agências dos Correios de Ubá e de Viçosa (por sete anos). Posteriormente, trabalhou no INAMPS e na tesouraria do IAPAS. Aposentou-se no ano de 1984.
            Participação em ONGs ligadas ao Meio Ambiente , Saúde e Cultura: Affonso Baptista foi empossado membro do CODEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente); posteriormente membro do Centro de Estudos Puris, fundado pelo ambientalista Dr. Palmyus da Paixão Carneiro (décadas de 80 e 90). Foi indicado, ao lado do ambientalista Ronaldo Mazzei, a participar das Audiências Públicas Regionais para estudos e elaboração de propostas para a melhoria da Sub-Bacia do Rio Paraíba do Sul (no ano de 1997).  Participou como membro do Núcleo Regional de Voluntários  de Combate ao Câncer; da Liga Operária Beneficente de Ubá, do Mangueiras Clube; fundou a Associação dos Ciclomotores de Ubá, Colabora com o Arquivo Histórico do Município de Ubá. E Atualmente exercia as funções de Vereador presidente da Câmara da Melhor Idade, na CMU. 
          Homenagens póstumas da CMU – Durante a sessão do último dia 07 de novembro, os Vereadores aprovaram duas homenagens póstumas à memória do cidadão de bem Affonso de Paula Baptista. Uma Moção de Pesar (de autoria do verador Jorge Custódio Gervásio)  e um Requerimento, de autoria do Vereador Samuel Gazolla sugerindo o nome de Centro de Atenção ao Cidadão “Affonso de Paula Baptista”, em virtude de suas relevantes contribuições sociais para a cidade de Ubá(MG). Merecida homenagem do poder Legislativo Municipal a um cidadão de bem que sempre atuou em defesa dos direitos humanos  da Cidadania Ubaense.
 _______________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário
-Caso não acerte; envie seu comentário para: ubanoticias@gmail.com
_________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário