quinta-feira, 18 de julho de 2013

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº830 - ANO 3





Lígia Aroeira Ferreira


Fique por dentro


JORNADA DA ENDOSCOPIA

Casal Cláudio e Antoninha



Antoninha Azevedo Bragalha

A Clínica Bragalha/ Piaracicaba / S.P apoiada pela SOBED/SP realizou, com grande êxito, a JORNADA DA ENDOSCOPIA com a participação de médicos de diversas especialidades ligadas ao trato intestinal, estudantes de medicina da Universidade de São Carlos e Enfermagem de suporte a procedimentos de endoscopia terapêutica.  
São proprietários da Clínica Bragalha o Dr. Cláudio Bragalha e sua esposa a ubaense Antoninha Azevedo Bragalha, também médica e filha do saudoso Dr. Lourenço Azevedo, que foi diretor do Hospital São Vicente de Paulo e profissional conceituado em Ubá. 




Elza Marcato



Em dia com a notícia



EVERTON  MARAZZO
Ubaense que percorreu 322 quilômetros, a pé .
O chamado :  Foi em um encontro com os amigos de pescaria, que ele externou o desejo de ir caminhando até Aparecida do Norte.
"Meus amigos riram; disseram que eu nunca havia andado a pé".
E eu não conseguia explicar de onde vinha esta vontade...
Navegando na Internet, ele se depara com o site do " Caminho da Fé".
No dia 15 de julho de 2007 iniciei minha peregrinação rumo a Aparecida.
Everton percorreu a pé, sem preparação física, os 322 quilômetros.
Esses 11 dias marcaram definitivamente a vida desse ubaense.
"Aquele é um caminho de desprendimento, de amor, de caridade.
Foi uma mudança radical : aprendi  valores novos".
Para julho de 2014, ele já agendou uma nova peregrinação. Está convidando amigos que queiram  juntar-se a ele no percurso.
Vai com Deus, peregrino.

Everton é filho de Salvador e Delizete Marazzo 

Fonte: Revista Fato - Ana Carolina Fernandes e Juliana Campos.




Márcia Aroeira Barbosa



Faça seu estilo


OBRA DE ARTE

Tela do artista ubaense César Balbi.
Ubaense com muitos prêmios, consagrado pela crítica, exposições no exterior...
César é filho de Wilson Balbi e Amélia Souza Balbi. Reside em Juiz de Fora.          
                     ESPAÇO ABERTO
__________________________________________________________________________
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email : ubanoticias@gmail.com
___________________________________________________________________
JUSTA HOMENAGEM


Tuninho foi meu professor de História Geral no "Raul Soares", onde fiz a 3ª e 4ª séries. O meu gosto pela disciplina vem de suas aulas. Dizia eu ao professor Campolina (Antônio Carlos Campolina), amigo fiel do Tuninho até a morte e depois dela, que ao nos ensinar, por exemplo, a história egípcia, com seu jeito de lecionar, com sua extraordinária capacidade didática, tinha o poder de nos transportar no tempo e no espaço para o antigo Egito....

Ainda sobre o professor Tuninho, lembrava eu ao mestre Campolina, que meu pai Pedro Rodrigues Leite, uma espécie de faz tudo no Raul Soares, tinha a nobre incumbência de pegar o almoço na residência do Tuninho e levar pra ele no ginásio, tarefa várias vezes feita por mim, delegada por meu pai. Tuninho tinha o hábito de almoçar no ginásio. E Campolina me dava a explicação para este fato. Com a transferência do Colégio Estadual "Raul Soares" da avenida homônima para a Pça. Getúlio Vargas, ficou distante para o Tuninho ir almoçar em casa. Não tinha veículo próprio e some-se a isso, sua dificuldade de locomoção em razão do problema em uma das pernas. Problema, revelava-me ele oriundo de um acidente ainda bem jovem. Quando, brincando na calçada próxima a sua casa, na Rua Peixoto Filho, eis que desce um caminhão desgovernado da Rua Stº Antônio, e sobe o passeio atingindo-o e esmagando-lhe a perna, que só não foi cortada por insistência do saudoso médico Dr. Lourenço de Azevedo. - "Não vou amputar a perna, vamos tratá-la."- Bendita iniciativa, que permitiu ao saudoso Tuninho tocar sua vida e ser o grande professor e a figura maravilhosa, indubitavelmente um dos baluartes do ensino ubaense, um dos que fazem parte da seleta galeria dos maiores professores de nossa terra.
Na conversa com o notável latinista Campolina, algumas revelações por mim desconhecidas, que calaram fundo em minh'alma. Dentre elas, contou-me ele ter herdado a "caixa de giz" do saudoso Tuninho. Disse não fazer sentido guardar por mais tempo tão preciosa relíquia. O lugar onde deveria estar, para reverenciar a memória de Tuninho seria a biblioteca ou o museu do próprio Colégio Estadual "Raul Soares". Em recente visita ao "Estadual" presenteou a sua direção com a referida caixa. 
Uma sugestão, que não significa fazer média, mas tão somente justiça aos professores Antônio Carlos Campolina e Antônio Araújo de Andrade (In Memorian). Repasse estes modestos escritos aos diretores e professores de história ubaenses. Seria de bom alvitre aliás, convidar o grande latinista a promover palestras nos colégios de Ubá, notadamente aos alunos do curso médio. A meu juízo uma verdadeira ode à cultura e um reforço de peso ao curriculum (olha o latim aí) dos nossos jovens, principalmente àqueles ávidos pelo saber...

Clair Rodrigues
__________________________________________________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
- Clicar em "nenhum comentário" 
- Clicar em "digite" ( escreva na janela aberta)
- Clicar logo abaixo em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
- Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário


____________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário