quinta-feira, 16 de setembro de 2021

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2832-ANO 11

Lígia Aroeira

Nosso Craque Guará



 












Guaracy Januzzi, mais conhecido como Guará. Nascido em Ubá, em 1916, foi atacante do Galo na década de 30 e detém o posto de 4° maior artilheiro da história do Galo.
 
Guará aos 13 anos de idade fazia seus primeiros gols no Aimorés. Os estádios enchiam para ver o garoto louro fazer misérias diante dos grandes profissionais e aplaudir suas jogadas sensacionais, jogando diante dos profissionais, enchia estádios para vê-lo jogar.
 
Encantando nos gramados e trabalhando como alfaiate, Guará chamou a atenção do caixeiro viajante Lafaiete Maia, que quando voltou a Belo Horizonte, contou aos companheiros do Atlético sobre o "Perigo Louro", apelido que Guará ganhou durante os primeiros anos.
 
Com histórico de bons serviços a nação atleticana, os dirigentes do Galo deram toda atenção as notícias que o caixeiro viajante trazia de Ubá, e em 1933 era apresentado pelo Atlético. Logo se tornou o maior jogador do time, e ídolo da torcida Alvinegra.
 
Apesar de sua estatura mediana, ninguém conseguia ganhá-lo nas bolas altas e, no chão, não havia zagueiro que conseguisse barrar seus passos. Os chutes, sempre violentos, saíam do pé esquerdo ou do direito com a mesma precisão.
 
Em 1939 houve uma tragédia, num clássico diante do Palestra Itália, Guará e o zagueiro Caieira correram em direção a bola, e na disputa pelo alto, se chocaram fortemente, Caieira conseguiu se recuperar e voltou para o jogo, enquanto Guará foi retirado inconsciente com campo.
 
Após 23 dias internado, sendo 10 em estado grave, teve alta do hospital. Vitima de um traumatismo craniano, voltou aos gramados 8 meses depois, mas o "Perigo Louro" já não era mais o mesmo, tinha medo de pisar no gramado. Ainda teve uma breve passagem pelo Flamengo em 1941.
 
E aos 23 anos, Guará anunciava sua aposentadoria precoce dos gramados.
Marcado pra sempre na história do Galo, o hoje 4° maior artilheiro com 168 gols, conquistou 3 Campeonatos Mineiros(1936,1938 e 1939) e foi Campeão dos Campeões do Brasil em 1937.
 
Fonte: Texto e caricatura: jardellucas _ art

______
Curtindo Ubá











As primas Gomes: Virgininha, Maria Helena e Regina
_____________________



      Elza Marcato
Papo Torto





 












Verônica Cardoso Costa de Souza nasceu em Londrina, PR. Casada, dois filhos. Vem de uma família humilde e é com orgulho que se apresenta, hoje em dia, como catadora, nos lugares em que é convidada para dar suas palestras, consultorias e entrevistas. Depois de uma infância de muita dificuldade se tornou uma expert em reciclagem de materiais e resíduos sólidos na Região Metropolitana de Londrina. Hoje roda o Brasil trabalhando na conscientização e fortalecimento das Associações de Catadores e nos encanta com a clareza de seus conceitos e vivências de sua prática. É graduada em Assistência Social e Pós-graduada em Comunicação Popular e Comunitária. Foi agraciada com o prêmio Líder Sustentável, em 2016, da Revista Top de Marca (Londrina). Com histórias fortes e inspiradoras de enfrentamento ao racismo estrutural, Verônica é nossa ilustre convidada do PAPO TORTO de 16 de setembro, 19h30, no Instagram.
_______________________________
                    Espaço  Aberto
Restaurante Damiano
Jazz ao Vivo
Na próxima quinta-feira, 16 de Setembro, às 20h, o Trio 040 toca o melhor do Jazz no Damiano.
Na formação, Felipe Vilas Boas (guitarra), Ricardo Cheib (bateria) e Tiago Araújo (contrabaixo) - estará no Empório Damiano, 20h.
Rua São Romão, 360, Santo Antônio.
@emporiodamiano
Chame os amigos e não se esqueça de fazer a reserva antecipada da sua mesa! 
Informações e reserva: Whatsapp (31) 9 9752-9997
_______________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

____________________________________
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário