sexta-feira, 24 de setembro de 2021

"UBÁ NOTÍCIAS"POSTAGEM Nº2838-ANO 11

Lígia Aroeira

Volta as Atividades











O esportista Eduardo Romeiro, professor de judô do Minas Tênis Clube e treinador de diversas equipes do esporte, retorna as atividades após pandemia. 
Acima, primeiro á esquerda, Eduardo com a turma de medicina da UFMG.
Eduardo é filho da nossa parceira Elza Marcato.
________________________________________  
Marilda Simões Coutinho

















Nossos sentimento aos familiares

________________________________________
      Elza Marcato 
FEMUR 2022


 

Áureo Calçado










O reencontro que todos esperam já tem data marcada.
A décima quinta edição da FEMUR 2022 - FEIRA DE MÓVEIS DE MINAS GERAIS , está confirmada entre os dias 24 e 27 se janeiro de 2022, e vem não apenas para abrir o calendário de feiras, mas para alavancar a economia da região no ano pós-pandemia.
Em busca de inovação no mercado, o POLO MOVELEIRO DE UBÁ larga na frente, com otimismo.
Para o Presidente do INTERSID - SINDICATO INTERMUNICIPAL DAS INDÚSTRIAS DO MOBILIÁRIO DE UBÁ - Áureo Calçado Barbosa, as expectativas são ótimas.
Ubá, CIDADE CARINHO, é quem espera mais expositores e lojistas.
 
Fonte: Jornal "O Noticiário"
_____________
                    Espaço  Aberto
Lembranças de Ubá - 5ª parte
Ubaldo Marques Porto Filho


Viagens

Como papai gostava de viajar, tive a oportunidade de acompanhá-lo em algumas idas a Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Vassouras e Petrópolis. Viajávamos em ônibus ou trem. Mas quando os passeios eram pela região de Ubá ele utilizava o seu próprio automóvel, um Ford preto que trouxe de Jequié. Nele íamos com frequência às cidades de Visconde do Rio Branco e Rio Pomba. Nessa última, residiam os padrinhos da minha irmã Àime, o dentista Antônio Dias da Costa (Toniquinho) e a esposa Lêda, amigos de infância da minha mãe.

Também frequentávamos a Fazenda Harmonia, a 12 km de Ubá, em Tocantins, onde morava a prima Cibele (prima em primeiro grau da mamãe), casada com o fazendeiro Américo Reis. A casa-sede era um casarão colonial. Possuía um moinho de fubá – movido por uma roda d’água, que também gerava eletricidade – e um engenho à tração animal, donde saia uma aguardente muito conhecida, denominada ‘Cachaça da Fazenda Harmonia’.

A Manga Ubá e a Mangada de Ubá

A Cibele era filha de João José de Souza (irmão da vovó Josina) e de Risoleta Costa Souza, que residiam na Rua Santa Cruz 609. Mamãe chamava dona Risoleta de Tia Leleta. Eu também a tratava dessa forma. Doceira afamada, a Tia Leleta havia criado, em 1935, a Mangada de Ubá, um doce em pasta na reluzente cor de ouro, verdadeiro manjar dos deuses, feito com a Manga Ubá, de paladar primoroso.

Tio João, que tinha vários pés no pomar da sua casa, dizia que havia duas versões para a origem da Manga Ubá: a primeira defendia que a espécie era nativa da própria região; a outra dizia que era oriunda da Itália, trazida pelo imigrante José Miotto.

Segundo a vovó Josina, a Manga Ubá e a Mangada de Ubá eram os símbolos da cidade onde ela nascera. Praticamente em todo quintal havia uma mangueira. No fundo da nossa casa, bem na divisa (uma cerca) com o quintal vizinho, havia um pé da manga famosa, cujos frutos eram democraticamente colhidos: os dos galhos do lado direito pertenciam à família Ferreira e os do outro lado à nossa família.

_______________________________

Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
__________________________________
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ligiaroeira@gmail.com

____________________________________
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário