sexta-feira, 27 de julho de 2012

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº537 - ANO 2



Lígia Aroeira Ferreira



Fique por dentro


                                     APAE MERECE TODO APOIO
Mais um Encontro de Violas e Violeiros em benefício dessa associação; o  trabalho de seu presidente, Sandro Cataldo Mota, vem alcançando grandes conquistas.  



Elza Marcatto



Em dia com a notícia



Piadas de sogra, esta injustiçada
(Comentários em trovas de Olympio Coutinho, "com o maior respeito")

1) O cara chega pro amigo e fala: - Minha sogra morreu e agora fiquei em dúvida, não sei se vou trabalhar ou se vou pro enterro dela. O que é que você acha?
E o amigo: - Primeiro o trabalho, depois a diversão!!!
Entre o trabalho e o enterro
da sogra não há questão:
Faça o trabalho sem erro,
depois vá pra diversão!

2) A moça bate à porta de uma casa e assim que um homem abre ela diz:
- O senhor poderia contribuir com o Lar dos Idosos?
- É claro! Espere um pouco que eu vou buscar a minha sogra!
Moça do Lar do Velhinho
pede colaboração;
e o genro, bem rapidinho,
faz da sogra doação.



Andréa M.Vieira Occhi



Faça seu estilo

A ARTE ORIENTAL- FUROSHIKI - 2


                       ESPAÇO ABERTO
Este blog é para a integração dos ubaenses. Mande suas notícias, fotos, mensagens...
Email: ubanoticias@gmail.com


RETIFICAÇÃO SOBRE CESÁRIO ALVIM
COLABORAÇÃO: CLAIR RODRIGUES

Cara Lígia

Em uma das últimas postagens de seu frequentadíssimo “Ubá Notícias”, há uma referência a Cesário Alvim como sendo "ubaense". Entendo ser necessária uma correção, já que o ilustre político mineiro não nasceu em Ubá. Detalhes biográficos a seguir.

José Cesário de Faria Alvim Filho, nasceu em Pinheiros Altos, distrito de Piranga (MG), em 7 de junho de 1839 e faleceu em 3 de dezembro de 1903, na cidade do Rio de Janeiro. Filho de José Cesário de Faria Alvim e Teresa Januária Carneiro, neto do Capitão-Mor Antônio Januário Carneiro e bisavô materno do compositor Chico Buarque de Holanda. Casou-se com Amélia Calado de Miranda Alvim. 
Recepcionou em sua “Fazenda da Liberdade”, o imperador D. Pedro II e a imperatriz D. Teresa Cristina, por ocasião da passagem por Ubá da comitiva imperial, pernoitando na histórica fazenda, em 29 de abril de 1881.

Obs.: Quando digo que D. Pedro II "passou por Ubá", pernoitando na Fazenda de Cesário Alvim, é porque Ubá foi apenas uma etapa de uma longa viagem iniciada em 26/03/1881, a província de Minas Gerais, daqui seguindo para Leopoldina e de lá, rumando para Além Paraíba (Estação de Porto Novo do Cunha) e daí para a Côrte, onde chegou em 30/04/1881, sábado, à noite. 

Algumas das inúmeras atividades de José Cesário de Faria Alvim Filho:

Fazendeiro e cafeicultor em Ubá (MG)
Secretário da Repartição de Polícia em Ouro Preto (MG) - (1856)
Deputado à Assembléia Provincial - (1864 a 1867)
Deputado à Câmara Geral do Império - (1867 – 1868)
Presidente da Província do Rio de Janeiro - (1884)
Senador - (1886 a 1889)
Governador Provisório de Minas Gerais - (1889 a 1890)
Ministro do Interior - (1890)
Presidente Constitucional do Estado de Minas Gerais - (1891 a 1894)
Prefeito do Rio de Janeiro (Distrito Federal) - (1898 a 1900)

3 comentários:

  1. Sou historiador , como natural de Pinheiros Altos UM PEQUENO DISTRITO de Piranga levo essa notícia muito interessante que encontrei nos tombos eclesiásticos de Mariana para o povo de UBÁ: Pinheiros foi na monarquia importante povoado na era da riqueza do ouro, por isso denomina-se PINHEIRO, ouro pinheirado, (ouro terra), com o declínio desse metal os mais abastados moradores pegaram suas casas e as colocaram em carros de bois levando e fazendo crescer a cidade de UBÁ,portanto diria que UBÁ é uma importante cidade de Minas filha desse pequeno distrito dou-lhes as famílias que foram para construr UBÁ: Os Januários Csrneiros os Peixotos,os Guimarães, os fonsecas freires, os Almeidas,os Roriz,os monteiros, os loiolas,os Alvins, OS Marieles etc, PRECISAM VOCES HOMENAGEARAM ESSE DISTRITO PAI E MÃE DE UBÁ COM DENOMINAÇÕES DE RUAS OU AVENIDAS OU MESMO OUTRAS HOMENAGENS.

    ResponderExcluir
  2. Sou historiador , como natural de Pinheiros Altos UM PEQUENO DISTRITO de Piranga levo essa notícia muito interessante que encontrei nos tombos eclesiásticos de Mariana para o povo de UBÁ: Pinheiros foi na monarquia importante povoado na era da riqueza do ouro, por isso denomina-se PINHEIRO, ouro pinheirado, (ouro terra), com o declínio desse metal os mais abastados moradores pegaram suas casas e as colocaram em carros de bois levando e fazendo crescer a cidade de UBÁ,portanto diria que UBÁ é uma importante cidade de Minas filha desse pequeno distrito dou-lhes as famílias que foram para construr UBÁ: Os Januários Csrneiros os Peixotos,os Guimarães, os fonsecas freires, os Almeidas,os Roriz,os monteiros, os loiolas,os Alvins, OS Marieles etc, PRECISAM VOCES HOMENAGEARAM ESSE DISTRITO PAI E MÃE DE UBÁ COM DENOMINAÇÕES DE RUAS OU AVENIDAS OU MESMO OUTRAS HOMENAGENS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que enviasse seu email para inteirar-me de alguns dados sobre a cidade de Ubá, que talvez vc possa me esclarecer. Obrigada.

      Excluir