segunda-feira, 6 de agosto de 2018

"UBÁ NOTÍCIAS" POSTAGEM Nº2127 - ANO 8


  Lígia Aroeira
Premiação
Mística Pizzaria

João e sócios Jean Bernardini e Laurie Bacqué recebendo o certificado

A Mística Pizza localizada em Niterói, no badalado Espaço Reserva Cultural,  na Av. Rio Branco- 880, recebeu o prêmio de maior relevância da gastronomia local - "Água na Boca" do "O Globo" - venceram na categoria melhor pizzaria.
João Serrano é casado com Maria Clara Cunha, filha dos nossos queridos amigos Laura Cunha e do médico Dr. José Lassi e neta dos saudosos Dr. Mário Cunha e D. Maria. 
Parabéns aos proprietários!
____________________________________ 
Muito Amor
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Gracinha Mottinha Campanha, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Gracinha Motinha Campanha e a filha Júlia
______________________________________
                  







Elza Marcato

TALENTO  DE  FATO
Renan Santos - Jovem Pianista

Aos 6 anos de idade já cantava na Igreja.
Logo depois entrou no Conservatório Estadual de  Música-(CEM) - em Visconde do Rio Branco e foi  se encantando pelo piano.
São 15 anos de caminhada e hoje, Renan, é Professor de Música da Educação Básica em duas Instituições privadas de Ubá, ensinando crianças de 6 a 10 anos de idade.
Em suas aulas utiliza a Flauta Doce e desenvolve ensinamentos sobre a História da Música Popular Brasileira.
Sucesso ao jovem !
Fonte:  Revista Fato/Julho - Scarlett Gravina
____________________________________
Não postamos o Blog "Ubá Notícias" sábado, domingo e feriados
________________________________________
                     Espaço  Aberto 
CONTERRÂNEO, SEJA UM SEGUIDOR DO BLOG "UBÁ NOTÍCIAS"
____________________________________
Arredores

Guidoval preserva seu patrimônio cultural
Procissão e levantamento do Mastro de Sant´anna mantém viva uma tradição religiosa cultural centenária

Levindo Barros
               Em Guidoval (cidade da zona da Mata Mineira), com cerca de 7.200 habitantes, grande parte da população preserva seus valores religiosos e seu patrimônio cultural (seja ele material ou imaterial), como é o caso de um importante bem cultural: a procissão, levantamento do mastro e fogueira à padroeira SANT ´ANNA.
            Durante o mês de Julho, Guidoval recebe seus filhos que residem em outras cidades e também centenas de visitantes para participarem da tradicional Festa do Guidovalense Ausente. Diversas atividades religiosas e culturais são preparadas, como a tradicional Procissão, levantamento do Mastro (de 6 metros) e fogueira à Padroeira de Guidoval, Senhora SAN´ANNA – já reconhecido como “Patrimônio Cultural imaterial do município de Guidoval”.
            O quadro com a imagem de SANT ´ANNA nos últimos anos fica “guardada” e preservada na casa da moradora Ana Marcília Ramos Dias (de 69 anos), que além de zeladora da imagem, também contribui para preservar este patrimônio imaterial junto ao povo Guidovalense. “Eu sinto muito feliz em guardar a imagem de Sant ´Anna em minha casa. Já alcancei até graças”, revela, emocionada, a guardiã de Sant´Anna. Segundo informações de Ana Marcília Ramos Dias, a tradição começou há mais de cem anos; antes a imagem era guardada na casa do Chico Caputo. Depois passou para a casa da família Ramos Dias.
            Este ano, o quadro com a imagem de Sant´Anna foi conduzido por duas mulheres de nomes ANAs: Ana Maria Medeiros do Carmo (de 60 anos) e Ana Maria Pereira Gualter (de 70 anos). A procissão saiu da casa de Ana Marcília Ramos Dias, na Rua João Januzzi, depois seguiu para a Rua Sete de Setembro e finalmente, alcançou a tradicional Praça de Sant´Anna, onde se encontra a bela e imponente Igreja Matriz de Sant´Anna. O Mastro é levantado ao lado do monumento ao Prefeito Sebastião Cruz (inaugurado em: 26/07/1968).
Banda de Música: A Corporação Musical Belarmino Campos, sob a regência do maestro Maicon Miranda Júnior (na regência desde o ano de 2006), abrilhanta a festa religiosa e cultural com seus dobrados e músicas religiosas acompanha a procissão e levantamento do Mastro de Sant´Anna. Este ano, os jovens músicos da “Belarmino Campos” executaram o dobrado “Cruzeiro do Sul”, “Dois Corações”; as músicas religiosas “Eu Navegarei”, “Força e Vitória”; o Hino à Padroeira Sant´Anna e o tradicional “Parabéns para Guidoval”.
Emoção de uma Guidovalense ausente:
A professora aposentada Maria Leonor Viana Ferrari (com cerca de 70 anos), nasceu em Guidoval mas atualmente reside em Belo Horizonte. Maria Leonor faz questão de voltar à terra natal no mês de Julho e participar da programação religiosa e cultural da Festa do Guidovalense Ausente. “É uma emoção muito grande poder vir à nossa cidade natal e participar dos festejos. Sant ´Anna é Mãe e Mestra e ensina o povo a ser solidário, a ser mais Família e a ser cidadãos dignos de uma criatura de Deus”.
Emoção da Prefeita Soraia Vieira
Desde os tempos de criança, os pais e avós levavam a menina Soraia Vieira a acompanhar e participar da Procissão e levantamento do Mastro de Sant´Anna. Atualmente no exercício do cargo de Prefeita municipal de Guidoval, a professora Soraia Vieira, mantém viva essa tradição religiosa e cultural no município, com a mesma Fé e Devoção dos tempos de criança. “Participar deste importante evento religioso e cultural na nossa Guidoval é motivo de muita alegria pois sou Devota de Sant´Anna, desde a minha infância. Estou muito feliz em poder contribuir para ajudar o povo de Guidoval a preservar este importante Patrimônio Cultural imaterial que é a procissão e levantamento do Mastro de Senhora Sant ´Anna. O povo está presente com sua Fé e Devoção à Padroeira de Guidoval. Viva a Senhora Sant´Anna” !


Quadro será restaurado:
            Após os festejos do mês de Julho, a Prefeitura Municipal de Guidoval através do setor de Cultura pretende transportar o Quadro de Sant´Anna para Ouro Preto onde será restaurado pelos técnicos em restauro da Universidade Federal de Ouro Preto.
__________________________________
Como proceder para postar mensagem nos "Comentários" desta página:
-Clicar em "comentário" "nenhum comentário"
-Clicar em "digite" (digitar na janela aberta)
-Selecionar o perfil em "comentar como" (aparece várias opções - clicar em "nome/URL")
-Clicar em publicar
-Aparece espaço para colocar o nome da pessoa que fez o comentário

Caso não acerte; envie seu comentário para o email: ubanoticias@gmail.com
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário